X
X

Diário da Região

20/03/2016 - 00h00min

Miramundos

Desbravar Abrolhos é a nova missão da expedição

Miramundos

Agência O Globo Ilhas do Parque Nacional Marinho da Região dos Abrolhos, também formada por um grande mosaico costeiro
Ilhas do Parque Nacional Marinho da Região dos Abrolhos, também formada por um grande mosaico costeiro

Desbravar a cultura e a natureza de uma das regiões mais incríveis do Brasil, que reserva recantos ainda pouco conhecidos, é a nova missão da equipe de expedições Miramundos, que parte em abril para um novo desafio. Desta vez, Abrolhos é o destino do grupo, que mistura viagem, fotografia, jornalismo, esporte, história e meio-ambiente. Geralmente associado a fundo do mar, peixes, corais e baleias - afinal trata-se do arquipélago que abriga a maior diversidade marinha do Atlântico Sul - Abrolhos, e isso poucos sabem, vai muito além dos encantos das ilhas de seu Parque Nacional Marinho, a três horas de barco de Caravelas, na Bahia.

"Estamos falando de uma área de 95 mil quilômetros quadrados, do norte do Espírito Santo às redondezas de Porto Seguro. É a chamada Região dos Abrolhos, formada por um grande mosaico costeiro com rios, montanhas, parques naturais, corredores de Mata Atlântica e vários ambientes marinhos com distintos habitats, como manguezais, praias, restingas, recifes de coral e bancos de algas", explica Rafael Duarte, jornalista, fotógrafo e cofundador da Miramundos, integrada ainda pelo multiesportista Jaime Portas Vilaseca e pelos fotógrafos Flávio Forner e Pedro Serra.

Durante um mês, a expedição vai percorrer toda a extensão do território, de 300 quilômetros de costa, para produzir imagens e compartilhar informações. Também serão visitados vilarejos onde se destacam iniciativas de turismo comunitário, como as cidades de Cassurubá, Cumuruxatiba e Corumbau.

Bike, caiaque e 4X4

Na parte terrestre da jornada, os viajantes vão se aventurar de mountain bike nos parques e nas praias, caiaque nos rios e jipe 4x4 nas estradas. Para documentar a parte marinha, a Miramundos convidou o fotógrafo local Enrico Marcovaldi, especialista em imagens subaquáticas e profundo conhecedor da região. O resultado do trabalho será um fotolivro bilíngue que apresentará a região neste contexto inédito: ‘Abrolhos - Terra e Mar’. Segundo o miramundo Vilaseca, curador da publicação, e que está em treinamento para enfrentar os desafios da viagem, o público pode esperar uma obra de extrema relevância.

“Nossas expedições têm o objetivo de revelar as belezas do mundo, via experiências para sensibilizar o público quanto à importância da preservação dos patrimônios naturais, artísticos e históricos. E Abrolhos é perfeito para isso”, explica Vilaseca, para quem o lema da equipe está no conceito ‘Informação gera conservação’. “Ao mesmo tempo estaremos usando o esporte para nos levar a todos os cantos de um dos lugares mais lindos do Brasil”, completa. A expedição e o livro contam com apoio técnico da CI-Brasil, uma das lideranças no processo de conservação ambiental de Abrolhos, há 20 anos na região.

A organização implementa programas de campo, que demonstram como a conservação e a valorização da natureza resultam em impactos positivos para as pessoas. As atividades incluem criação e ampliação da Rede de Áreas Marinhas Protegidas de Abrolhos, apoio à gestão participativa nas unidades de conservação, pesquisa e monitoramento da biodiversidade marinha e de aspectos socioeconômicos, informação e educação ambiental e o estímulo à implementação de políticas públicas e práticas econômicas visando à pesca sustentável na região.

O início da expedição se dará no dia 29 de abril, quando a equipe sairá do Rio com destino à foz do Rio Doce, no Espírito Santo, localidade onde a lama do desastre da barragem de Mariana escoou para o mar. Em diferentes pontos do trajeto, a equipe acompanhará o trabalho de técnicos e especialistas, obtendo as últimas informações sobre o impacto da lama na região, e como ele pode influenciar a biodiversidade, pesca e turismo locais. De lá seguirá pelo norte da costa, para explorar cada pedacinho desta parte do país.

Os leitores poderão acompanhar o diário de bordo da Miramundos no site do Globo (www.oglobo.com/miramundos) e seguir os bastidores desta jornada com notícias quentes, imagens exclusivas, dicas de viagem e muito mais. Algumas fotografias do livro serão antecipadas em tempo real nas redes sociais pelo perfil @miramundos no Facebook e no Instagram. O fotolivro, que conta com patrocínio de Furnas, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem previsão de lançamento para o fim do ano. Tendo feito sua primeira expedição em 2009, quando percorreram o Caminho de Santiago de bicicleta, a Miramundos, já fincou sua bandeira em lugares como Monte Roraima (2011), Estrada Real (2012), Mont-Blanc (2013) e Aconcágua (2014).

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso