X
X

Diário da Região

10/07/2016 - 00h00min

Mato Grosso

Desbravando o oeste brasileiro

Mato Grosso

Agência O Globo Integrante da aldeia Wazare vestido a caráter para receber os turistas.
Integrante da aldeia Wazare vestido a caráter para receber os turistas.

Integração, conhecimento, diversão, cultura, regados a banhos de rio refrescantes. O turismo indígena começa a despontar no Brasil. Em medida normatizada ano passado pela Funai, é possível viver um dia de índio visitando a rotina nas aldeias. Campo Novo do Parecis - cidade a 390 quilômetros de Cuiabá, a capital mato-grossense - é a porta de entrada para conhecer a etnia dos parecis, que está espalhada por 56 aldeias no estado.

Os turistas são recebidos com música e trajes de festa. E conversam com os moradores das aldeias, incrustadas no meio do cerrado, cortadas por rios que correm em direção ao norte, para o Rio Amazonas, e para o sul, ao encontro do Rio Paraguai.

Banho de cachoeira

Num programa pelo extenso estado, o terceiro maior do país, seguimos pelos caminhos de cachoeiras, com quedas de 90 metros, onde se pode praticar rapel e escorregar por tirolesas. Na volta para Cuiabá, uma parada na imponente Chapada dos Guimarães. A 64 quilômetros da capital, surgem as cavernas com lagoas azuis: o calcário nas pedras dá o tom à água.

O circuito das cachoeiras se abre ainda nos paredões da chapada. As caminhadas são longas, mas a recompensa do banho faz valer a pena desbravar parte do Oeste brasileiro

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso