X
X

Diário da Região

15/08/2015 - 00h00min

Ciranda, cirandinha

Lendas e cantigas de roda foram tema para alunos da Escola Maanaim

Ciranda, cirandinha

Mara Sousa Para os alunos da escola Maanaim, foi muito divertido fazer atividades do nosso folclore e ouvir histórias antigas
Para os alunos da escola Maanaim, foi muito divertido fazer atividades do nosso folclore e ouvir histórias antigas

O folclore não é feito apenas por lendas, há outras formas divertidas de aprender um pouco sobre as histórias que a tataravó contou para a bisavó, que contou para a vovó, que contou para a mamãe e que contou para você. Parlendas, trava-línguas, lendas e cantigas de roda foram vistas pelas crianças de 1 ano e meio a 8 anos da Escola Maanaim; as professoras montaram uma bela apresentação de cantigas de roda.

No pátio, a decoração também contava com parlendas, como "O doce perguntou para o doce: qual o doce mais doce que o doce de batata-doce? O doce respondeu para o doce: o doce mais doce que o doce de batata-doce, é o doce de batata-doce". As lendas da sereia Iara e do boto cor-de-rosa foi tema trabalhado dentro da sala de aula.

"No maternal, trabalhamos com materiais recicláveis, pois são mais fáceis para manusear", conta a coordenadora pedagógica Carolina Sanches. Os alunos produziram instrumentos musicais com os materiais. O Maternal também aprendeu algumas cantigas folclóricas, que são trabalhadas desde o berçário. Toda cantiga faz a criança se movimentar desde cedo e reconhecer as músicas facilmente. O Jardim (I e II) também trabalhou com a música, aprendendo a mexer nos instrumentos musicais.

As crianças do ensino fundamental I trabalharam com as parlendas e lendas folclóricas. "Como a turma já está na fase de alfabetização e aprendendo a explorar a escrita, vimos muitas brincadeiras como 'o que é o que é?' para estimular a leitura", completa Carolina. E as comemorações para o folclore não param. As crianças ainda vão experimentar na semana que vem a culinária típica, como a mandioca e a batata-doce.

A pequena Julia Gomes Marcolino, de 6 anos, gostou muito das histórias. "A minha lenda favorita foi da Iara", conta. Já o Lucca Malvezi, de 5 anos, descobriu o seu talento nos instrumentos musicais. "A professora ensinou a gente a usar os materiais recicláveis, que iriam para o lixo, para fazermos os instrumentos musicais", completa. 

Colaborou Ariane Godoi

 

Leitura Bacana

 

Diário de um zumbi do Minecraft

Diário de um zumbi do Minecraft - Um desafio assustador

Autor: Herobrine Books

Tradução: Ana Ban

Ilustração: Minecraft

Acompanhe a história de um zumbi de 12 anos do jogo Minecraft. Conheça o dia a dia dele na escola, com a família e com os amigos. Seus maiores desafios, além de assustar os aldeões do jogo, é derrotar Jeff, um zumbi metido da escola que 'pisa no seu pé' e conquistar a Sally Cadáver.

 

Minha dica é...

 

Rafaela Sfurio Smargassi

 

Menina Vs. Monstro

O filme da Disney conta a história de Skylar, uma garota que descobre que seus pais são monstros, depois que ela libera alguns monstros de uma câmara de contenção secreta. Junto de um amigo, ela deve recapturar todos esses monstros que estão à solta.

Rafaela Sfurio Smargassi, 9 anos, Sesc Curumim

 

 

Agendinha

Exploração Discovery Kids
  • O Iguatemi Rio Preto traz seis áreas inspiradas nos personagens da programação do Discovery Kids, como Doki, Luna, Júpiter e Cláudio (Show da Luna). Há também um espaço para o Festa Hi-5! A entrada é gratuita.
Test Drive Bandeirantes
  • Até o dia 6 de setembro, as crianças de 3 a 10 anos podem andar de carrinho, velotrol e motoca, no Test Drive Bandeirantes. Ao final da brincadeira, a criançada recebe um certificado de motorista infantil. A entrada é gratuita.
Ratinho de Biblioteca
  • Neste sábado, o Ratinho de Biblioteca, no Sesc, traz o tema "Sopa", às 15h30. Depois da leitura, prove uma deliciosa receita.
Teatro
  • O Sesi traz amanhã, às 15h, o espetáculo "Inzoonia". Na hora de dormir, há sempre alguma coisa; fome, sede, medo e até insônia, que viram e contam lindas histórias. A entrada é gratuita.

 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso