X
X

Diário da Região

29/06/2017 - 19h33min

Alimentação

Comida de Inverno

Alimentação

Divulgação Caldo de batata-doce com frango
Caldo de batata-doce com frango

O inverno trouxe dias e noites mais frios e, com isso, aumento do apetite, nos levando a comer mais e a procurar por alimentos mais calóricos. Isso ocorre porque, no frio, nosso organismo gasta mais calorias para manter a temperatura do corpo, e então a fome aumenta. Ninguém pode negar que essa é uma boa desculpa para se deliciar com pratos gordurosos, bem quentinhos e cheios de sabor. 

Mas não é preciso se culpar por isso. Uma macarronada pode ficar menos calórica se você usar a pupunha como massa, em vez da farinha de trigo, por exemplo. A carne gorda pode ser substituída por um saboroso filé de peixe, e em uma sobremesa você pode optar por uma com maior teor de cacau e combinar com frutas.

"A alimentação em épocas mais frias do ano sofre acréscimos alimentares para maior aporte energético, então, é importante investir em alimentos integrais, frutas, verduras e legumes sazonais, que vão manter o organismo saciado por maior tempo", diz o nutricionista Claudio Marçal Menezes, autor do livro Sustentabilidade Aplicada à Nutrição: Aproveitamento Integral dos Alimentos. 

Ele ainda explica que mesclar a alimentação com carnes magras e produtos derivados do leite é um método que auxilia no aporte nutricional saudável e, não menos importante, é necessário comer nas quantidades adequadas ao seu organismo, em relação às atividades diárias.

A época é ideal para se alimentar com a comida que conforta, a chamada "comfort food". "Contudo, como aquela sensação nostálgica de provocar sensações e emoções por meio da comida por meio de pratos que remetam à infância, precisamos ter bom senso e discernir entre comer para ter conforto e comer demasiadamente", explica a nutricionista Adriana Pantaleão.

Caldo de batata-doce com frango

(Por Villa Roxa)

Ingredientes

  • 1 kg de batata-doce
  • 1,3ml de água
  • 1 cebola média
  • 2 dentes de alho
  • 600g de peito de frango em cubos
  • 3 colheres (sopa) de cheiro verde
  • 1 colher (sopa) de sal do himalaia (sal rosa)
  • 3 colheres (sopa) de tomate sem semente

Modo de preparo:  

Em uma panela, coloque a batata doce com a água e deixe ferver por cerca de 30 minutos em fogo médio. Depois de cozida, bata a batata com a água que sobrou no liquidificador, se for preciso acrescente mais água para bater (reserve). Coloque o frango em cubos com o alho para dourar, quando estiver bem dourado acrescentar o caldo de batata doce e deixe ferver em fogo baixo por dez minutos. Acrescente o sal da himalaia e deixar ferver por mais dez minutos. Acrescente a salsinha. Use o tomate para decorar e sirva.

 

Risoto de aspargo - 30062017 Risoto de aspargo é outra opção deliciosa e quentinha

Salada, por que não?

Segundo a chef Fernanda Rossi Vavolizza, com um pouco de criatividade e inovação, as verduras podem e devem fazer parte do cardápio nos dias mais frios. "Saladas com folhas levemente refogadas em azeite de oliva ficam deliciosas, a couve, a escarola e o espinafre ficam perfeitos neste tipo de preparação. E se acrescentar nozes e castanhas e amêndoas, aumenta as propriedades funcionais das saladas, além de ganhar 'crocância' e sabor", diz. 

Outra boa alternativa é acrescentar leguminosas cozidas como a lentilha, o grão de bico e os feijões. "Depois de cozidos, esses legumes podem ser temperados com azeite de oliva, limão, salsinha e cebolinha fresca, sal e pimenta do reino", diz Fernanda. 

Se você é adepto dos temperos, saiba que eles também podem trazer "calor" às saladas. Dessa forma, pimentas, canela e gengibre são ótimas opções para incrementar os molhos para salada. "Também podemos usá-los para temperar as proteínas das saladas, grelhar o peito de frango com uma pimentinha vermelha, acrescentar um pouquinho de canela nas tirinhas de carne, pimenta do reino no ovo cozido", sugere a chef.

Truques na cozinha

  • No fondue de queijo, em vez de somente pão branco, utilize versões integrais fazendo palitinhos de cenoura, brócolis e tomate cereja
  • Aquele tradicional bolo de cenoura pode se transformar num bolo de cenoura funcional, com farinha de arroz, leite de coco e fubá
  • Use e abuse dos temperos picantes nas preparações (pimenta vermelha, pimenta do reino, alecrim, manjerona, gengibre). Eles dão sabor, além da sensação de calor, e são menos calóricos
  • No inverno, o consumo de frutas geladas diminui, mas podemos saboreá-las de outras maneiras: banana assada com canela, maçã assada com calda de maracujá ou pera cozida ao vinho, por exemplo
  • Adicione às sopas farelo de trigo ou de aveia, assim você terá uma refeição quentinha e rica em fibras. Elas aumentam a sensação de saciedade, ajudam a regular a função intestinal e a manter o colesterol em níveis normais
  • Aproveite para tomar sopas deliciosas, aconchegantes e quentinhas. Mas fuja dos cremes cheios de creme de leite e manteiga, pois são muito calóricos, além de gordurosos e ricos em colesterol ruim
  • O tradicional chocolate quente pode ser substituído por chocolate com alto teor de cacau em sua composição. Ou substitua o chocolate quente por um chá quentinho, eles ajudam a aquecer o corpo, e alguns até auxiliam no processo de emagrecimento, favorecem a eliminação das toxinas e são ricos em antioxidantes, além de acelerarem o metabolismo

Fonte: Adriana Pantaleão, nutricionista 

 

Filé de peixe com especiarias - 30062017

Filé de peixe com especiarias

(Por Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa) 

Ingredientes

  • 2 filés (300g) de peixe (badejo, linguado, namorado)
  • 1/2 colher (café) de sal
  • 1 pitada de pimenta do reino 
  • 1/2 colher (sopa) de óleo vegetal
  • 1 dente de alho pequeno, picado
  • 1/2 cebola média picada
  • 2 tomates sem pele e sem sementes, cortados em cubos
  • 1 xícara (chá) de batata-inglesa cortada em cubos
  • 1 colher (café) de gengibre em pó (ou fresco, ralado)
  • 1 pitada de cominho
  • 1 colher (chá) de curry
  • 1 xícara (chá) de caldo de legumes caseiro
  • 1/2 xícara (chá) de milho verde
  • 1/2 xícara (chá) de ervilha fresca

Modo de preparo

Tempere o peixe com sal e pimenta. Aqueça metade do óleo em uma frigideira antiaderente, grelhe os filés dos dois lados e reserve. Em uma panela à parte, coloque o restante do óleo, refogue o alho e a cebola. Junte o tomate, a batata, o gengibre, o cominho e o curry. Regue com o caldo de legumes e deixe cozinhar em fogo brando. Quando os legumes estiverem quase ao dente, junte a ervilha e, por último, o milho. Sirva sobre o filé de peixe.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso