X
X

Diário da Região

01/01/2016 - 00h00min

AXÉ NO TELHADO

Banda Eva lança CD e DVD 'Sunset'

AXÉ NO TELHADO

NULL Estilo lounge: novo disco da Eva marca nova proposta da banda de axé
Estilo lounge: novo disco da Eva marca nova proposta da banda de axé

A banda Eva é desses raros casos da música brasileira em que o grupo consegue ser maior que o indivíduo. Em outras palavras, a banda é capaz de sobreviver à saída de suas estrelas. E olha que por ali passou uma constelação: Luiz Caldas, Daniela Mercury, Ricardo Chaves, Durval Lelys (vocalista do Asa de Águia), Emanuelle Araújo, Saulo Fernandes e, claro, a maior de todas elas, Ivete Sangalo.

Em sua página oficial na internet, o conjunto baiano - que nasceu como bloco de Carnaval no final dos anos 1970 - gosta de dizer que “o Eva é um time, uma academia musical, é muito mais que uma banda.” E olha, é mesmo por aí.

“O Eva sempre teve essa coisa cíclica, e sempre revelou artistas para o Brasil, o público já entende. É um grupo que dá liberdade para seus artistas colocarem suas aspirações e seu entendimento de música”, diz o cantor Felipe Pezzoni. É dele, há pouco mais de dois anos, a missão de levar o Eva adiante e manter essa tradição desde a saída de Saulo.

Felipe conversou com a reportagem do Diário por ocasião do lançamento do CD e DVD “Eva - Sunset”. O álbum foi gravado no dia 23 de maio, dentro do sofisticado hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, pelo selo da VEVO no Brasil, com distribuição pela Universal Music.

Com sorte, a banda conseguiu um ótimo por do sol no terraço do hotel para lançar este projeto composto de 16 faixas, das quais três inéditas, “Brindar”, “Sem Você” e “Duas Almas”, uma regravação (“Garoa”, de Carlinhos Brown), e os principais hits (“Beleza Rara”, “Miragem”, “Leva Eu”). Em “Tudo Nosso (Hands Up)”, Felipe Pezzoni divide os vocais com a banda Jamz, vice-campeã do programa “Superstar”, da Globo, únicos convidados neste projeto.

“Tudo Nosso”, composta por Felipe, não é inédita porque já havia sido lançada no CD anterior, “Simplesmente Eva”, que trazia 13 faixas inéditas e três regravações. Dessas três, duas reaparecem neste “Sunset”: as faixas “Simplesmente”, gravada originalmente por Ivete em 1995, e “ Não Vá Embora”, de Marisa Monte.

Desde a saída de Saulo, talvez a voz de maior projeção no grupo desde Ivete, a banda vem dando demonstrações de que não tem medo de se arriscar e tomar uma outra direção. O próprio disco anterior, quase só de canções inéditas, já apontava para isso.

Agora, em seu primeiro registro audiovisual com a nova formação, o Eva troca as multidões e o suor da “pipoca” por uma atmosfera mais intimista, algo “cool”, apenas para 120 pessoas, entre celebridades, formadores de opinião e uma classe média alta paulistana.

“A gente pensou um pouco em fugir daquele estilo, fazer algo mais autêntico, de maior proximidade com o público. Um som que a pessoa colocasse e combinasse com qualquer ocasião. E o resultado é que o DVD ficou muito leve, tanto a parte musical quanto visual”, explica Felipe. “Nossa ideia de repertório foi fazer uma ponte entre passado, presente e futuro.” Este é a apenas o quarto DVD na história da banda Eva.

Aos 30 anos, Felipe é um trabalhador do axé baiano. Passou por diferentes bandas de menor projeção nacional até chegar ao Eva. À frente do grupo desde fevereiro de 2013, já participou de mais de 130 shows. “Acho que o disco vem para coroar esse momento muito bacana, muito positivo, com as coisas acontecendo no seu tempo certo. Existe um tempo de maturação para saber o que propor para o público em termos de sonoridade”, diz o vocalista.

 

 

CD quanto o DVD_BANDA EVA Tanto o CD quanto o DVD trazem 16 faixas, entre inéditas e novas versões das clássicas

Declínio ou entressafra?

O termômetro de popularidade do axé pode ser medido pelo número de festivais e de carnavais fora de época, as chamadas micaretas. Até poucos anos atrás, aqui mesmo em Rio Preto, eventos desta natureza faziam parte do calendário anual de festas das cidades, sempre com uma ou outra dupla sertaneja de "brinde". As estrelas eram os artistas de axé. 

Hoje, a coisa se inverteu: há uma profusão de festivais sertanejos, com um ou outro nome do axé. Claro, no Carnaval o gênero ainda é soberano, mas fora dele perde para outros estilos. E, consequentemente, perde espaço nas rádios. Felipe vê a situação como um momento natural do mercado, e que não existe crise, o que ocorre é que o axé está passando por um momento de renovação, com novos artistas surgindo, e a colheita será a longo prazo.

"As duas maiores artistas do País são representantes da nossa música baiana (ele se refere a Ivete Sangalo e Claudia Leitte). Todos os estilos são válidos, axé, samba, sertanejo. Todos  temos o mesmo propósito, de entreter o público, de tornar a noite das pessoas melhor." 

 

Em Votuporanga:

A banda Eva é uma das atrações do OBA Festival 2016, em Votuporanga, considerado o maior Carnaval do interior de São Paulo. A banda é a principal atração do último dia, terçafeira. Conhecido pela sua mistura de ritmos, o evento, que traz novidades em termos de estrutura para o ano que vem, terá também como atrações já confirmadas as duplas Henrique e Juliano e Munhoz e Mariano, Molejo, Monobloco, DJ Hardwell, A Zorra, entre outros

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso