X
X

Diário da Região

08/10/2015 - 00h00min

Versátil no sabor

Assim como o vinho, a cachaça dá um toque todo especial a diversos pratos

Versátil no sabor

Johnny Torres O torresmo na cachaça servido pelo Empório Santo Expedito: bebida é a melhor pedida para deixar o torresmo bem crocante
O torresmo na cachaça servido pelo Empório Santo Expedito: bebida é a melhor pedida para deixar o torresmo bem crocante

A versatilidade da cachaça deve-se, especialmente, ao fato de a bebida ser o único destilado que pode ser armazenado em 20 tipos de madeira. Isso acontece porque cada Estado brasileiro tem suas madeiras típicas, o que resulta em cores e sabores exclusivos. E também se reflete nas combinações para atenuar ou acentuar as sensações do paladar na culinária. 

A gastrônoma e blogueira carioca Andréa Potsch, do site Aromas e Sabores, diz achar incrível o fato de se cozinhar tanto com vinho, conhaque e outras bebidas, mas quando a cachaça entra na receita algumas pessoas ainda estranham. "Minha bisavó colocava um pouco de pinga na massa de pastel para que ficasse mais crocante, técnica ainda muito usada hoje em dia; mas acho que, na época da bisa, o uso da bebida na cozinha parava por aí. 

 

Linguiça caipira feita na cachaça do Nhô Botequim - 08102015 A linguiça caipira feita na cachaça do Nhô Botequim

Vejo que isso está mudando, e até grandes chefs já utilizam a cachaça em seus pratos", reforça. O sub-chef Bruno Martine Gomes, do Santo Expedito, em Rio Preto, usa a cachaça para dar mais sabor à carne e mais crocância ao torresmo. "Já experimentei outros ingredientes para deixar o torresmo crocante, mas igual a cachaça não tem. Além de dar crocância, ela a acentua mais o sabor da carne, o que valoriza à receita." 

Para a chef Milene Delatore, do restaurante rio-pretense Khea Thai, a cachaça deve ser usada em carnes de sabores fortes ou carne de segunda. "A cachaça quebra a fibra da carne e ajuda a amolecê-la, além dar um sabor diferente. O ideal é usar a cachaça em carnes mais fortes como ponta de peito, costela suína ou bovina", diz.    

Aguçando o paladar 

Conforme Andréa, a cachaça pode ser usada para substituir qualquer bebida alcoólica. "A cachaça fica ótima em marinadas porque ajuda a amaciar carnes, mas use em quantidade menor do que você usaria um vinho. Pode até misturar as duas bebidas se quiser. Use a cachaça também para flambar qualquer tipo de prato. Após refogar os ingredientes, junte a cachaça, flambe ou deixe reduzir em fogo alto para que parte do álcool evapore", aconselha. 

Para o chef Alexandre Villela, o Badaró do Nhô Botiquim, em Rio Preto, a cachaça combina bastante com carne de porto. "No Nhô, temos um prato clássico que é a linguiça caipira na cachaça, produzida por nós e flambada na cachaça. Nossas pimentas em conserva e em molho também levam cachaça. Gosto de usar cachaça na feijoada, que quebra a gordura e dá um sabor especial. 

E, em sobremesa, faço o musse de chocolate com cachaça do meu amigo Rodrigo Oliveira, do Mocotó, em São Paulo, que às vezes reproduzimos aqui." Badaró explica que, dependendo do gosto que você quer dar à receita, a cachaça que será usada influencia. 

"A madeira em que a cachaça foi envelhecida irá influenciar no sabor final do prato. Destilados como rum, whisky e tequila passam somente pelo carvalho, já a cachaça pode ser envelhecida em bálsamo, umburana, jequitibá, ipê, carvalho, castanheira e amendoim, entre outras. E isso é o que possibilita imprimir um sabor diferente à receita", explica ele. 

 

Costela na cachaça do Khea Thai - 08102015 A costela na cachaça do Khea Thai

Receitas

 

Torresmo na cachaça

(Receita do Santo Expedito)

Ingredientes: 

  • 700 gramas de toucinho (torresmo)
  • 3 doses de cachaça
  • Óleo para fritar

Modo de preparo: 

  • Coloque um pouco óleo no fundo da panela. Acrescente o toucinho e comece a fritar. Não pare de mexer. Assim que a carne começar a ganhar cor, acrescentea primeira dose de cachaça e continue mexendo. Assim que evaporar, adicione mais uma dose. Ao acrescentar a última dose desligue o fogo. Escorra o óleo, coloque sal e leve para descansar na geladeira. O ideal é só consumir no dia seguinte para pururucar mais.

 

Linguiça caipira na cachaça

(Receita do Nhô Botequim)

Ingredientes:

  • Uma linguiça caipira inteira
  • Cachaça

Modo de preparo: 

  • Numa panela alta, coloque a linguiça inteira, sem cozinhar, cubra com cachaça e leve ao fogo. Ela vai pegar fogo, soltando a gordura e pegando o sabor da cachaça e dourando em sua própria gordura. 

 

Costela na cachaça

(Receita do Khea Thai)

Ingredientes: 

  • 700 gramas de costela
  • Gengibre
  • pimentão vermelho
  • pimentão amarelo
  • açúcar mascavo
  • nampla (para molho tailândes)
  • Azeite e manteiga de garrafa

Modo de preparo: 

  • Deixe a costela marinando na cachaça por 6 horas junto com um tempero tailândes. Depois, coloque na panela com azeite, manteiga de garrafa e gengibre. Pode ser servida com arroz, fritas ou batata rústica.

 

 


 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso