X
X

Diário da Região

24/11/2015 - 09h44min

Quer começar a correr?

Aprenda a correr com o ultramaratonista Mauro Chasilew

Quer começar a correr?

StrockImages/Divulgação O ultramaratonista Mauro Chasilew dá dicas para quem quer começar a correr
O ultramaratonista Mauro Chasilew dá dicas para quem quer começar a correr

Muitos brasileiros aproveitam a chegada do verão para iniciar uma atividade física e correr ao ar livre pode ser uma boa opção. Para o carioca Mauro Chasilew, de 46 anos, um dos maiores ultramaratonistas do Brasil, com mais de 20 corridas completadas, entre elas todas as BRAZIL135, a famosa Badwater, Patagonia Expedition Race, Jungle Marathon e a primeira edição da PT281+, em Portugal, com mais de 280 quilômetros de prova. Parece impossível e coisa de super-herói? O atleta diz que não. "Quase todo mundo pode correr uma ultramaratona. O treinamento e a vontade são muito importantes. E o brilho nos olhos, fundamental", explica ele que acredita que correr 200kms é para quase todos!
 

O atleta dá dicas para quem sonha em correr longas distâncias e não sabe por onde começar.

Quem pode

De acordo com Chasilew, não há limites físicos para correr uma ultramaratona. "Conheci gordinhos, idosos, pessoas com próteses, cadeirantes e muitos outros que, na teoria, não conseguiriam participar de uma ultramaratona, mas estavam lá fazendo bonito", afirma.

Como começar

O iniciante deve aumentar as distâncias percorridas aos poucos. Precisa aprender a ouvir o seu corpo e disciplinar a mente. "Não tenha medo das distâncias. Percorra um passo de cada vez. Assim não sofrerá por antecipação. Coloque o seu tênis e saia por aí. E mantenha-se sorrindo. Provas extremamente longas tem um grande componente mental", afirma.

Cuidados

O atleta explica que um dos principais cuidados é com os pés. A orientação de um profissional de educação física é o ideal, porque minimiza possíveis problemas. "O treinador poderá orientar a prática de exercícios de musculação específicos, além de auxiliar no desenvolvimento da mecânica da corrida.

Como treinar com a vida corrida

Para Chasilew, o deslocamento para o trabalho é um bom começo. Parques e florestas, além de um passeio delicioso, também são bons lugares para treinar. "Uso bastante a Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, por causa de seu terreno variado e cheio de montanhas".

Como é a alimentação

O atleta explica que é possível comer de tudo, mas alguns itens ajudam na prova. "Uso carboidrato líquido, cápsula de sal, BCAA, amendoim, frutas secas, doce de leite, cenoura, azeitonas, batata, mel, sanduíches. A hidratação também é indispensável. Prefiro levar um pouco mais de peso em líquidos e estar sempre me hidratando", afirma.
 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso