Diário da Região

27/01/2009 - 16h19min

Organização já

Amplie sua despensa com uma solução inteligente

Organização já

Guilherme Baffi Despensa com traços modernos e organizadores para acomodar as vassouras
Despensa com traços modernos e organizadores para acomodar as vassouras
Pequenas, as despensas, costumam ser locais apertados e um tanto desarrumados. Agora, se a ideia é tornar esse cantinho da casa, prático, versátil e até bonito, um pouco de planejamento fará bem ao seu projeto. O arquiteto Fábio Shiota diz que o principal erro em relação a uma despensa é não pensar antes nas suas dimensões e funcionalidade. "Geralmente, as pessoas deixam um espaço pequeno para a despensa e não fazem nenhum planejamento. Quando ela não é apertada demais, está distante de onde deveria estar". Por ser um cômodo reservado ao acondicionamento de alimentos, materiais de limpeza e outros itens destinados à parte de serviços de uma residência, o mais indicado é que a despensa fique próxima da área de serviços e da cozinha, assim a sua disposição física facilitará o acesso da pessoa responsável pelas tarefas domésticas.

Despensa precisa ser um local ventilado. Como nem sempre há recurso para colocar uma janela e favorecer a entrada de luz natural, a designer de interiores Ana Martha Muaniz sugere um projeto luminotécnico, para dosar a real necessidade de iluminação artificial. "Com a luz certa, o espaço ficará mais arejado e os alimentos serão armazenados em boas condições". Diferente do restante da casa, a parte de acabamento de uma despensa deve ser bem básica. Não há necessidade de gastar altas cifras com produtos sofisticados. O arquiteto Shiota costuma trabalhar com o piso de PEI 3, material resistente e mais em conta, encontrado nas lojas especializadas. Para a pintura das paredes, ele indica as tintas acrílica ou epóxi, as quais facilitam a manutenção. "Despensa tem de ser funcional, sem muitos detalhes".

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso