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Diário da Região

06/09/2015 - 00h36min

Exercícios

Academia ao ar livre

Exercícios

Johnny Torres Gil Faimer e Melissa Freitas Bonfim se exercitam na academia ao ar livre instalada na praça do Vivendas, em Rio Preto. Cuidar do corpo com a presença do sol, do verde e do vento é o principal atrativo para essa turma
Gil Faimer e Melissa Freitas Bonfim se exercitam na academia ao ar livre instalada na praça do Vivendas, em Rio Preto. Cuidar do corpo com a presença do sol, do verde e do vento é o principal atrativo para essa turma

Em uma cidade como Rio Preto, onde as temperaturas são altas praticamente o ano inteiro, quem quer perder alguns quilinhos, manter a forma física e a saúde em dia, mas detesta ficar fechado em uma academia, praticar exercícios ao ar livre pode ser uma boa alternativa. Com a vantagem de ter um ambiente agradável, essas academias, as chamadas Academias da Boa Saúde (ABS), têm aparelhos que ajudam a fortalecer, relaxar, alongar, dar agilidade e promover a flexibilidade da maioria dos músculos do corpo. 

Em Rio Preto, existem 84 delas, instaladas pela Prefeitura em diferentes áreas da cidade e que atraem pessoas de todas as idades. Além de ajudar a fazer amigos, essas academias retardam o envelhecimento, pois mantêm o corpo em movimento. Esses aparelhos, quando utilizados da maneira correta, trazem vários benefícios - um deles é o fato de a academia ser de uso público e, portanto, de graça. "Como os praticantes não estão em um ambiente fechado, a mente fica mais aberta durante a prática desses exercícios e a qualidade deles melhora", justifica o educador físico Rodrigo Grillo Lacerda. 

CUIDADOS:

:: Tenha atenção com excesso de exposição ao sol
:: Beba bastante água para evitar a desidratação
:: Para quem vai começar, comece indo dia sim, dia não, no primeiro mês. Aos poucos, a frequência pode ser aumentada para quatro ou cinco dias por semana
:: Para quem busca emagrecer, os resultados  são melhores se for  todos os dias
:: A soma dos exercícios deve durar pelo menos 30 minutos. A caminhada pode ser incluída na contagem desse tempo

ONDE PRATICAR:

Veja onde fica a academia da boa saúde mais perto da sua casa no site https://www.riopreto.sp.gov.br/PortalGOV/do/subportais_Show?c=31431


Longe de ambientes fechados

A possibilidade de se exercitar ao ar livre é o que atrai os praticantes nessas academias a céu aberto. O músico Gil Faimer faz caminhada e aproveita para se exercitar nos aparelhos. "Melhora minha saúde, com certeza", diz. Melissa Maria Freitas Bonfim trabalha como atendente em um hospital especializado em doenças do coração e aproveita as horas de folga para se exercitar ao ar livre pelo menos duas vezes por semana.

"Prefiro fazer exercícios em um lugar aberto porque já trabalho em local fechado, com muita gente e muitas conversas", explica. O mesmo faz a autônoma Marta Lúcia Batista. "Já fiz exercícios em academia, mas enjoei de ficar fechada num espaço. Ao ar livre é muito bom porque renovo minhas energias", afirma. 

Hidratação é fundamental

Você pode se exercitar à vontade, só não pode deixar de lado sua hidratação, mesmo se os aparelhos ficarem na sombra de uma praça. A hidratação correta é fundamental para a prática de exercícios físicos em dias quentes, uma vez que eles aumentam a temperatura corporal. O sistema que permite a perda de calor pelo corpo tem como sua principal ferramenta o suor. "O problema nos dias quentes é que o corpo tem de suar muito para perder o excesso de temperatura gerado pelos exercícios", diz o ortopedista José Luiz Zabeu, do Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC-Campinas. E, se neste clima quente, se houver também alta umidade do ar, tudo fica mais difícil, já que a alta umidade dificulta a evaporação do suor. 

A melhor forma de descobrir se você está respeitando as altas temperaturas é ouvir os sinais que o corpo dá na hora de praticar atividade física no calor. A fadiga se mostra de modo diferente, dependendo da pessoa: cansaço extremo, tonturas, palidez da pele, dor de cabeça, cãibras, náuseas ou vômitos, coração disparado. Qualquer sensação como essas indicam que seu limite foi ultrapassado. "Hora de parar. O que importa é fazer exercícios o maior número de dias na semana, e não chegar ao extremo esporadicamente e ficar vários dias sem atividade física", complementa Zabeu. 


ACADEMIAS COM PROFESSORES (DAS 6H30 ÀS 9H30):

  • Represa  - Rua Lino Seixas, s/n
  • Estoril - Rua Aeropago de Itambe, s/n
  • Aeroporto - Rua Orcilio Dias 11, Jardim Aeroporto
  • Castelinho - Rua Bechara José Age, s/n
  • Setorial - Av Philadelpho Gouvea Neto, s/n
  • Schmitt - Rua Coutinho Cavalcante, s/n
  • Jardim do Bosque - Rua Valdir Lacerda, s/n

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