X

Diário da Região

14/05/2015 - 13h33min

Fitness

Academia à prova de lesões

Fitness

Stock Images/Divulgção Lesões nos ombros, joelhos e lombar são comuns e podem levar à cirurgia (Foto: Stock Images/Divulgação)
Lesões nos ombros, joelhos e lombar são comuns e podem levar à cirurgia (Foto: Stock Images/Divulgação)


O inverno é uma época bastante procurada por aquelas pessoas que querem fazer exercícios físicos e preparar o corpo para o verão. Não há uma estação fixa para procurar a academia, mas há consequências doloridas para quem quer chegar à boa forma.
Lesões nos ombros, joelhos e lombar são as mais comuns e podem levar à mesa de cirurgia. Um dos grandes perigos é querer apressar os resultados, excedendo repetições e pesos apropriados ao treino, ocasionando assim, lesões. E vale lembrar que é preciso descanso, boa alimentação e hidratação para que seus objetivos sejam alcançados. 
Para que as lesões não ocorram, o professor do curso de Educação Física do Centro Universitário Módulo, Rodrigo Vitasovic, listou algumas dicas para seguir uma vida saudável na academia. 

 

    Faça um check-up médico - Procure um cardiologista para fazer um teste de tolerância ao esforço para verificar se sua saúde cardiovascular está condizente com os exercícios que pretende realizar. 

    Faça uma avaliação física - Ela é uma ferramenta essencial para prescrição do seu treino. Além de determinar a carga que você pode executar de acordo com seu objetivo, auxilia a determinar erros posturais, falta de equilíbrio do tônus e força muscular de diferentes membros do seu corpo. 

    Faça o aquecimento adequado - Não chegue na academia alongando sua musculatura, sem antes fazer um aquecimento. Primeiro eleve a temperatura do seu corpo. Lubrifique as articulações que serão utilizadas com movimentos específicos, realize exercício de propriocepção (percepção que permite a manutenção do equilibrio postural e a realização de diversas atividades práticas), para ativar as musculaturas profundas e que dão suporte as suas articulações, e verifique com seu professor se o alongamento será mesmo necessário. 

    Boa execução sempre - Existem diferentes tipos de metodologias de treinamento. Cada qual com sua maneira de execução. Leve em consideração o tempo de intervalo, número de repetições e carga também neste item! São variáveis do treinamento que fazem toda a diferença no seu resultado. 

    Peça ajuda quando necessário - Alguns tipos de treino exigem que você utilize de 80 a 100% de sua força. Nestes casos, peça auxílio na execução do exercício, para evitar que seu músculo perca a capacidade de executar a força e você "trave". Isso pode gerar acidentes graves! 

    Coloque a presilha de aço nos pesos - Mesmo que você seja um atleta experiente, acidentes podem acontecer. 

    Informe seu instrutor das dores que sente - A famosa frase "no pain no gain" deve ser aplicada de maneira correta. Se a dor é percebida durante a execução do movimento, indica que algo está errado. Já a dor de início tardio, geralmente observada 48h após a realização do exercício, é normal. 

    Para uma boa técnica de execução, é preciso concentração - Portanto, evite conversas e olhares paralelos durante a execução do movimento. 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso