X
X

Diário da Região

10/09/2016 - 12h00min

Carreira

Acabe com a infelicidade no trabalho

Carreira

Stock Images/Divulgação NULL
NULL

Noites em claro, mal-estar no trabalho, pensamento de que as coisas deveriam ser melhores e diferentes. Para a psicóloga e líder-coach Maura de Albanesi, esses sintomas são o 'vazio', um sentimento característico e que muitas pessoas já tiveram, mesmo que chamem de outra forma (dúvidas, medo, depressão, insegurança...). "É um sentimento de que as coisas não estão certas, mesmo que você não saiba dizer o que está faltando", explica. Ainda segundo a especialista, esse é um dos grandes pontos para entender a infelicidade no trabalho.

Uma pesquisa recente da Internacional Stress Management no Brasil (Isma-BR) revela que apenas 1/4 dos brasileiros se sentem realizados com a vida profissional."A nossa ocupação deve estar intimamente ligada a nosso eu. Passamos cerca de 200 horas por mês no trabalho, isso é mais tempo do que passamos com as pessoas que amamos: e é tempo demais para fazer o que não se ama", alerta. O vazio que as pessoas sentem está diretamente ligada a essa situação, já que atualmente poucas pessoas sabem o que realmente amam.

Maura diz que esse sentimento pode ser eliminado, para isso é preciso conhecer e reconhecer as forças, talentos, necessidades, fraquezas e limites. Ela sugere dois conceitos a serem pensados:

1 – "O ser humano não é perfeito. Em meu trabalho, em meus relacionamentos, em minha família, eu não devo procurar perfeição nos outros, mas devo buscá-la para mim, para que eu alcance minha felicidade."
2 – "Ao reconhecer que a vida é um fluxo, eu me permito aprender, errar, acertar e reconhecer que estou conscientemente em um fluxo de desenvolvimento que só é possível como autoconhecimento."

A especialista explica que na primeira frase, a pessoa aceita as falhas dos outros sem culpa, mas assume a responsabilidade pela sua própria melhoria e por uma busca de individualidade e da felicidade. Na segunda, a pessoa permite conscientemente se descobrir, tentar acertar mais, arriscar e, principalmente, se conhecer – o que é fundamental para a busca da felicidade. A profissional indica repetir, questionar, internalizar e viver as frases, para quebrar o vazio.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso