Diário da Região

16/11/2002 - 00h05min

Desafio

A troca é parte do amor

Desafio

Editoria de Arte NULL
NULL
É certo que o maior desafio do ser humano é o de se agregar harmonicamente ao outro; amá-lo e por ele ser amado. Mas até mesmo para um amor em harmonia existem desafios, que se bem administrados, preparam as pessoas para a intimidade a dois, já mal aproveitados, transformam-se em armadilhas. Esta é a definição que a psicóloga mineira Luciana Cleto Diniz consegue passar ao longo da obra recém-lançada por ela, intitulada ?Amor a Dois? (editora Leitura), em que relata o quanto a troca é importante para o sucesso de um relacionamento amoroso. A psicóloga propõe reflexões sobre as diversas rotinas da vida amorosa, muitas vezes qualificadas como anti-rotinas. Seus títulos são formados por ?duplas? que ora aparentam incompatibilidade, ora propõem harmonia. Entretanto, deve-se tomar cuidado para não tirar conclusões precipitadas, pois a autora ?brinca? com as idéias. O resultado disso, é que no início de cada texto é apresentada uma problemática que, ao longo da leitura, se converte em temática (e vice-versa!).

Ao longo da vida, assim como da leitura, é possível constatar que armadilhas podem ser convertidas em propostas de aprendizado. A psicóloga convida à leitura todo tipo de pessoa, tradicional ou ousada, nova ou madura, e também indica o aprendizado para qualquer estilo de relacionamento amoroso, do mais apimentado ao mais brando. Luciana observa que seu livro ?é uma obra de linguagem instigante e de ilustrações singelas. Sobre ela, muito pode ser dito e apreendido. Sobre o amor, entretanto, há pouco a ser dito. Diante dele, o importante é permitir-se sentir; simplesmente pulsar?. Ela relata que a obra foi motivada pela crença na capacidade de crescimento e de mudança do ser humano, e também inspirada na experiência adquirida em consultório, uma vez que como autora de artigos há mais de sete anos, para veículos de comunicação de circulação nacional, recebe inúmeras mensagens de leitores com questões referentes ao tema do livro. ?O livro é um convite para conhecer-se melhor e acreditar na possibilidade de uma vida a dois mais harmônica?, finaliza a autora. Uma outra leitura que trata sobre a importância do amor na vida e na saúde das pessoas, intitulada ?10 Passos para um grande amor? (editora Mercuryo), foi publicada pela jornalista Rosana Braga. No livro, ela observa que a ciência já provou que o amor é o melhor remédio para a saúde do homem. Ela diz que os médicos já perceberam que, quando uma pessoa está vivenciando uma experiência de amor (tranqüilidade, satisfação), seu corpo produz hormônios que reequilibram todo o organismo, além de causar profunda sensação de bem-estar. Além disso, pessoas apaixonadas e correspondidas ficam menos expostas às doenças do que aquelas que não experimentam esse tipo de sensação.

Viva a felicidade todos os dias
A bancária Silvana Lima, 38 anos, comenta que o sucesso de seu casamento de 15 anos se deve exatamente ao fato de ter aprendido com os pais que a troca, o compartilhar é o fermento que tempera qualquer relação que se pretenda estável. ?Costumo dizer que comecei bem, porque antes de pedir estava disposta a dar e consegui, felizmente, encontrar uma pessoa que tem essa mesma qualidade, a de querer trocar. O companheirismo de nosso casamento é totalmente saudável e nossos filhos são ensinados a agir da mesma forma?, afirma. Depois de desacreditar totalmente nos relacionamentos afetivos constituídos no formato tradicional, a própria escritora Rosana Braga buscou respostas para suas incertezas na psicoterapia junguiana. Paralelamente, começou a pesquisar o tema e observar as relações de uma forma mais crítica e consciente. Sempre atenta às suas próprias relações, descobriu em si mesma o caminho que a conduziria ao encontro com seu grande amor.

Ela conta que para manter essa relação tão preciosa, foi percebendo que os pequenos detalhes são os que mais contam, que as pequenas atitudes do cotidiano é que fazem a grande diferença na manutenção dos sentimentos. Assim, tornou-se defensora da idéia de que o amor é construído passo a passo, e que nada, absolutame

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso