X
X

Diário da Região

30/08/2016 - 09h29min

Educação

É hora de rematricular os filhos nas escolas

Educação

Stock Images/Divulgação Pais já devem se planejar para negociar matrículas e mensalidades escolares de 2017
Pais já devem se planejar para negociar matrículas e mensalidades escolares de 2017

Se você tem filho em escola particular certamente já recebeu um recado para ir até a escola e garantir a vaga do seu filho em 2017. A rematrícula é necessária para a diretoria da escola organizar os planos do ano seguinte e é também uma ótima oportunidade para os pais negociarem as mensalidades do próximo ano escolar das crianças e evitar um impacto muito grande nas finanças familiares. 

Com a crise, muitos pais já pensam em mudar os filhos de escolas. Mas antes de tomar a decisão é indicado bater um papo com a coordenação da escola. O planejamento na hora de definir sobre a matrícula em uma escola deve levar em conta diversos pontos, que vão além das questões geográficas e financeiras, até uma análise da instituição que seu filho frequenta ou frequentará, avaliando se essa está realmente preparando ele para a vida adulta.

Na hora de garantir a vaga escolar dos filhos, Reinaldo Domingos, educador financeiro, afirma que os pais devem, antes de qualquer coisa, conversar com as crianças para saber como elas estão, se gostam de onde estudam e se pretendem continuar lá. “Também se deve levar em consideração se conseguem pagar a mensalidade e todas as outras despesas envolvidas (uniforme, lanche, material escolar, passeios eventuais e transporte).”

Domingos afirma que os estudos não podem ser encarados como despesas e sim como investimento. “Ele será a base para toda a vida dos pequenos e, por isso, deve ser priorizado. Procure, na medida do possível, escolher uma instituição que tenha boa estrutura, bom corpo docente e que ofereça ótimas experiências aos alunos.”
 
Ainda que o jeito seja apertar o orçamento e eliminar alguns gastos, vale a pena fazer isso para garantir um bom futuro aos filhos. “Mas, para isso, planejamento é fundamental. Então, sugiro que, a partir de agora, a boa educação dos filhos passa a ser um dos sonhos da família, associando isso à educação financeira.”

União familiar

Além de estarem preocupados com as mensalidades escolares, os pais devem estar presentes na rotina escolar das crianças. Raison Pinheiro, diretor de consultoria educacional do sistema Ari de Sá, afirma que o melhor lugar para os filhos é perto dos pais. “Quanto mais tempo os filhos passarem com os pais melhor, porém, mesmo que não tenham muitas horas juntos por conta do trabalho, esse pouco tempo precisa ser de qualidade. A família educa, a escola ensina. Sem essa parceria as coisas não funcionam.”
 
A escola e a família devem sempre buscar integração. Ajudar os filhos na lição de casa ou na leitura de um livro é um exercício que, além de contribuir para que alcancem boas notas, também é um momento importante em família, pois gera confiança entre todos, fazendo com que a criança saiba que pode sempre contar com a mãe e com o pai.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso