Diário da Região

08/09/2013 - 00h44min

Independência

Valdomiro se esquiva de manifestantes

Independência

Fotos: Pierre Duarte Mesmo esvaziados, protestos contra prefeito e vereadores voltaram a acontecer no desfile da Bady
Mesmo esvaziados, protestos contra prefeito e vereadores voltaram a acontecer no desfile da Bady

O prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes (PSB), foi chamado de “covarde” por manifestantes que participaram ontem do desfile de 7 de Setembro na avenida Bady Bassitt. Valdomiro deixou o local às pressas antes do bloco de protesto se aproximar do palanque de autoridades. “É um direito deles de se manifestar”, se limitou a dizer o prefeito, que se recusou a conceder entrevista ao Diário. “Não tenho nem um minuto.”


Com a ausência de Valdomiro, cerca de 40 manifestantes miraram os vereadores Daniel Caldeira (PSL) e Fábio Marcondes (PR), que estavam no palanque. “Encaro os manifestantes porque proporciona crescimento político. Não fujo da raia”, afirmou Caldeira. Já Marcondes tirou fotografia de um dos manifestantes que tenta na Câmara aprovar projeto de lei que tornar entidade ligada ao meio ambiente de utilidade pública. “Quer aprovar projeto e vem protestar contra vereador?”


A população aplaudiu as críticas disparadas pelo grupo contra Valdomiro e aos vereadores, que são da base governista. Uma das faixas dos manifestantes criticava ainda o prefeito em relação ao combate da dengue na cidade. “A dengue está tomando conta da cidade, o prefeito não”, dizia a faixa.


O movimento levou para a avenida cruzes com os nomes dos vereadores e do próprio prefeito, além de “árvores de dinheiro.” Caldeira disse que os manifestantes assustaram duas netas suas que estavam no palanque. As crianças choraram e só se acalmaram com auxílio de servidores da Educação. O presidente da Câmara, Paulo Pauléra (PP), participou do início do desfile, mas também não ficou até o seu final. O vereador Renato Pupo (PSD) foi poupado das críticas.


O número de manifestantes foi bem menor do que esperado pela própria Polícia Militar (PM), que escoltou o grupo por toda a avenida. Pelo menos 240 policiais militares fizeram a segurança do evento. Não houve registro de nenhuma ocorrência durante o desfile, que começou às 8h30 terminou às 9h45. Em anos anteriores, a parada se estendeu até por volta das 11 horas.

Pierre Duarte Desfile de 7 de Setembro, que atraiu cerca de 15 mil pessoas, durou pouco mais de uma hora em Rio Preto

DesfileSegundo a PM, cerca de 15 mil pessoas acompanharam o desfile, que foi dividido em duas partes: o militar e das 11 escolas municipais e 37 entidades conveniadas com o município. O Instituto Espírita Nosso Lar (Ielar) foi um dos destaques do evento organizado pela Secretaria de Educação.Voo rasante do helicóptero Águia e as fanfarras das escolas chamaram a atenção do público. Além da PM, participaram do desfile a Polícia Rodoviária - Estadual e Federal -, a Polícia Federal, Polícia Civil e o Tiro de Guerra. O auxiliar administrativo Marco Aurélio Pires afirmou ter ficado decepcionado com o desfile. “Falta incentivo para fazer a manutenção das fanfarras”, afirmou. Ana Maria Francelini disse que foi a primeira vez que a sua filha participou do desfile cívico. “Achei bem legal. A manifestação deve acontecer de maneira pacífica para reivindicar benefícios à sociedade”, afirmou Ana Maria. Para a zeladora Lina Maria Araújo o desfile estava bom. “Trouxe o meu neto porque é tradição e lazer”, afirmou. Ambulantes reclamaram da baixa venda durante o evento. Renato Melo disse que investiu R$ 100 em produtos. “Peguei parte do meu salário para comprar mercadoria. Acabei empatando. Não vendi bem. O desfile acabou muito cedo”, afirmou Melo.O sorveteiro Antonio Sousa Oliveira também reclamou da venda fraca. Das 200 unidades que levou para a avenida, ele afirmou que havia vendido apenas quatro picolés. O desfile terminou antes mesmo das 10 horas da manhã, o que surpreendeu até munícipes que foram na avenida acompanhar o evento.

   

   

   

   

   

   

   

   

   

   

   

Quer ler o jornal na íntegra? >> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso