Diário da Região

06/09/2012 - 05h00min

7 de setembro

Valdomiro está indeciso sobre desfile

7 de setembro

Hamilton Pavam Valdomiro considerou “estranho” furto de computador de seu bunker
Valdomiro considerou “estranho” furto de computador de seu bunker

O prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes (PSB), pediu um parecer à Procuradoria Geral do Município para decidir se acompanhará o desfile cívico de 7 de setembro na avenida Bady Bassitt. Ele tem dúvida se pode participar da parada cívica por conta da sua condição de candidato à reeleição em outubro.


“Pedi o parecer para verificar se existe algum tipo de restrição. Se não houver, vou estar presente”, afirmou o prefeito. Valdomiro disse não temer ser alvo de manifestações, principalmente do movimento #vergonhariopreto. “Faz parte da democracia.”


O Diário apurou que, em tese, não haveria nenhum impedimento para Valdomiro participar do desfile. O que não pode, por exemplo, seria promover sua candidatura ou a distribuição de material de campanha no palanque oficial de autoridades.


Amanhã, candidatos a vereador deverão “invadir” a avenida Bady Bassitt para divulgação de suas respectivas candidaturas. A expectativa é de que pelo menos 20 mil pessoas acompanhem o desfile em comemoração à independência da República. A contagem regressiva dos últimos 30 dias da campanha começa amanhã.


O grupo #vergonhariopreto se prepara para repetir o enterro simbólico de Valdomiro e de vereadores da base aliada. No ano passado, o grupo promoveu manifestação contra a aprovação da lei que criou 230 apadrinhados na Prefeitura.


Hoje está prevista uma manifestação em frente da Prefeitura, a partir das 16 horas. A presidente da União dos Estudantes Secundaristas (Umes), Beatriz Costa, afirmou que o ato cobra uma educação pública de qualidade. Está prevista uma caminhada até o prédio da Secretaria de Educação.


Guilherme Baffi Em 2011, Valdomiro encarou protesto de grupo que o enterrou

Micro tinha dados de campanha

O prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes (PSB), disse ontem que no computador furtado do quartel-general de campanha tinha informações e dados estatísticos da atual administração elaborados por sua equipe para serem usados durante a campanha. Ele considerou ainda “estranho” o furto do equipamento ocorrido no último sábado à noite. “É uma coisa estranha. A quem pode interessar isso? Mas não vamos acusar ninguém”, afirmou Valdomiro. O furto do equipamento está sendo investigado pelo delegado do 3º Distrito Policial, Luiz Roberto Bovolon, que deve instaurar inquérito policial para identificar os responsáveis pelo furto do computador. Ontem, o coordenador da campanha de Valdomiro, Deodoro Moreira, disse que o delegado iria colher o depoimento de pessoas. “Tabus” Valdomiro comentou ainda temas que são “tabus” nas campanhas eleitorais na TV, como a duplicação da BR-153 e o Trem Caipira. “A duplicação da BR-153 não tenho a mínima dúvida de que ela vá acontecer. É a palavra da presidente da República que tem cumprido tudo o que tem assumido conosco”, afirmou o prefeito ao lembrar a promessa de Dilma Rousseff durante visita a Rio Preto. Shows gratuitos antes da eleiçãoA programação da Exposição Agropecuária de Rio Preto, com três dias de shows gratuitos na véspera da eleição, deixou os adversários de Valdomiro Lopes (PSB) em estado de alerta. O evento será organizado pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Associação de Agronegócio de Rio Preto e Região. Os candidatos João Paulo Rillo (PT), Maurício Bellodi (PV) e Marcelo Henrique (Psol) avaliam indícios de uso indevido da estrutura pública em benefício da campanha de Valdomiro.No calendário da Exposição divulgado pela Secretaria de Comunicação consta que os shows das duplas João Victor e Ricardo, na quinta-feira (dia 4 de outubro), Fernando e Sorocaba, na sexta-feira (dia 5), e do cantor Latino, no sábado (dia 6), que antecede a eleição municipal, serão gratuitos. “Oferecer três dias de shows gratuitos à véspera da eleição é uma conduta no mínimo suspeita, o que leva a coligação a fazer uma avaliação jurídica do caso”, disse Alceu Sestini, presidente do PV.Os coordenadores das campanhas de Rillo e Marcelo Henrique também analisam se a realização dos shows gratuitos desrespeita a Lei de Inelegibilidade (64/90), que pune crimes de abuso no período eleitoral. “Defendemos que a população tenha opções de atividades culturais, mas eventos como esse configuram promoção pessoal”, disse Carlos Aparecido da Silva, coordenador da campanha de Rillo.O secretário de Agricultura, Gil Fontes, que organiza a Exposição, afirmou que em anos anteriores shows do evento também foram gratuitos. “Há precedente. Pedimos orientação para a Procuradoria Geral do Município e não há problema”, disse. O promotor eleitoral Carlos Romani disse que só se manifestará sobre o caso se algum candidato entrar com representação no Ministério Público.

   

Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso