Diário da Região

04/10/2005 - 01h10min

Ética

Silva pede cassação de Rillo e Pedro Roberto

Ética

Carlos Chimba O vereador Nilson Silva vai decidir seu futuro nos próximos dias
O vereador Nilson Silva vai decidir seu futuro nos próximos dias
O vereador Nilson Silva (PP) encaminha hoje ao presidente da Câmara, Eduardo Piacenti (PPS), pedido de abertura de comissão processante contra João Paulo Rillo (PT) e Pedro Roberto (Psol), que integram o Conselho de Ética de Rio Preto. Os dois vereadores são acusados de falta de decoro parlamentar, desvio de atribuições, manipulação de testemunhas e falsidade ideológica. De acordo com o pepista, João Paulo Rillo e Pedro Roberto cometeram as irregularidades na última sexta-feira, durante diligência na residência de Oswaldino Gomes Medeiros, para investigação das denúncias contra Silva, que é acusado de compra de voto e desvio de dinheiro do Legislativo. O munícipe, que teria afirmado aos vereadores que negociou com Silva facilidades junto ao cartório eleitoral em troca de voto, registrou boletim de ocorrência no 7º Distrito Policial (DP) horas depois, para desmentir a versão apresentada aos parlamentares. Segundo Silva, os dois vereadores manipularam o depoimento e se identificaram como evangélicos. Ambos negam a acusação. ?Estávamos com o carro da Câmara?, afirma Rillo.

Além do pedido de abertura de comissão processante, Silva quer o afastamento dos dois parlamentares e a nulidade de todos os trabalhos realizados pelo Conselho até agora. O pedido foi encaminhado ao presidente do Conselho, Jorge Menezes (PSDB). O tucano diz que o pedido será analisado pelo assessor jurídico, Marcos César Minuci, Segundo o advogado, a diligência foi decidida em unanimidade por todos os integrantes do Conselho. ?Caso fosse constatado qualquer indícios, como foi, Oswaldino seria convocado a depor.? Após ouvir o munícipe, que afirma ser analfabeto, os integrantes do conselho votaram pela abertura de processo disciplinar para investigar o pepista. Silva é acusado por sua ex-assessora Deraldina de Souza Leite de ter desviado dinheiro da Câmara para pagar Anderson Luis Cardoso dos Santos, que é funcionário de sua empresa particular. Também é acusado de dividir salário entre assessores, obter mesa de bilhar com selos da Casa e compra de votos mediante utilização de documentos exclusivos do cartório eleitoral. A mulher entregou cópia de fichas preenchidas com a letra de Silva e de Santos, entre elas a com o nome de Medeiros. Para Pedro Roberto, o objetivo do pedido de afastamento e abertura de comissão processante é uma forma de desviar o foco e atrapalhar as investigações. O vereador também afirma que há indícios de que Medeiros tenha sido coagido a registrar o boletim de ocorrência.

Lemes renuncia ao Conselho
O líder do governo na Câmara, Dourival Lemes (PMDB), renunciou ao seu posto de membro titular no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar de Rio Preto. A decisão - ?amadurecida neste final de semana?, segundo ele - foi apresentada aos demais integrantes em reunião na manhã de ontem. Adney Secches (PPS) substitui o peemedebista. O desligamento, ?em caráter irrevogável?, é motivado pelo fato de o peemedebista ser líder do governo e presidente da Comissão de Justiça. ?Seria humanamente impossível compatibilizar, a bem dos serviços e interesses públicos, mais este compromisso.?

Investigações
O presidente do Conselho de Ética, Jorge Menezes (PSDB), vai pedir cópia da representação do Ministério Pública envolvendo Eduardo Piacenti (PPS) como um dos sócios do loteamento Auferville V. O nome de Piacenti aparece em ação do promotor de Justiça Fernando Dobbert como sócio do loteamento. O vereador foi um dos 14 vereadores que votaram, em dezembro de 1997, a favor da inclusão de 171 alqueires no perímetro urbano que dariam origem aos Auferville. Caso seja a sociedade seja confirmada na Justiça, o presidente do Legislativo poderá ter seu mandato cassado.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso