Diário da Região

03/10/2010 - 23h09min

Carlos Mendes

Segundo turno no Pará atrai apoio de Jader

Carlos Mendes

Os números do Tribunal Eleitoral do Pará apontam um segundo turno entre os candidatos Ana Júlia Carepa (PT) e Simão Jatene (PSDB). Com 91, 36% dos votos apurados, a diferença é de 18 mil votos. Jatene tem 49,57% dos votos válidos; Ana Júlia, 35,20%, mas os votos dos candidatos Domingos Juvenil (PMDB), Fernando Carneiro (Psol) e Cleber Rabelo (PSTU), juntos, alcançam 15,23%, o que torna possível o segundo turno.

A diferença entre Jatene e os demais candidatos começou a cair quando votos de regiões como sul e oeste do Estado fizeram subir os percentuais em favor de Ana Júlia e Juvenil. Em uma nova eleição, a governadora e seu opositor irão disputar também o apoio do mais cortejado aliado, o PMDB do deputado federal Jader Barbalho.

A dúvida é se Barbalho voltará a se unir a governadora, com quem rompeu a aliança vitoriosa construída na eleição de 2006, acusando Ana Júlia de "não honrar compromissos". Jatene também não pode apostar no apoio de Barbalho porque o PSDB é adversário do PT no plano federal.

O líder do PMDB paraense, contudo, tem reiterado que o caso regional tem peculiaridade e conveniências políticas que não são as mesmas entre os aliados federais. Em resumo: ainda não é hora de Barbalho dizer com quem seu partido marchará no segundo turno. Ele tem razões que até eventuais aliados desconhecem.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso