Diário da Região

03/10/2010 - 22h22min

São Paulo

PSDB consolida poder em SP com vitória de Alckmin

São Paulo

O maior colégio eleitoral do País apostou, mais uma vez, na continuidade dos tucanos na gestão do Estado e elegeu, neste primeiro turno, o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) para dar sequência aos 16 anos de governo da legenda em São Paulo. Na linha da continuidade que os eleitores referendaram, o tucano pretende dar prosseguimento às realizações de seu antecessor, José Serra, mas com um viés de inovação.

Durante toda a campanha, Alckmin pregou a importância de dar continuidade aos princípios e valores que nortearam o trabalho do PSDB no Estado, tais como honestidade, seriedade, verdade e senso de Justiça. E garantiu que pretende avançar "com inovação e criatividade" em sua nova gestão no Palácio dos Bandeirantes, sobretudo nas políticas públicas. Apesar de ter herdado a gestão do governo paulista, por ocasião do falecimento de Mário Covas, Alckmin diz que governo não se herda, "mas se conquista".

Essas são algumas das principais bandeiras que o tucano pretende implementar ou ampliar, em sua nova gestão no governo de São Paulo: expansão das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), expansão do metrô paulistano, realização de obras viárias, como a duplicação da Rodovia dos Tamoios (que liga São José dos Campos ao litoral norte), escolas de tempo integral e centros de formação profissional, aumento no número de leitos nos hospitais. Numa das áreas mais críticas em todo o Estado, a da segurança pública, Alckmin promete aumentar o efetivo da Polícia Militar em mais 6 mil soldados.

Para o cientista político Marco Antônio Carvalho Teixeira, pesquisador da PUC e FGV de São Paulo, a vitória de Alckmin no primeiro turno recupera para o tucano espaço entre os líderes do PSDB, algo que ele havia perdido quatro anos atrás, na derrota para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e há dois anos, quando foi derrotado para a prefeitura da capital pelo Democrata Gilberto Kassab. "Ele sai da disputa maior do que entrou."

Carvalho Teixeira acredita que os desafios do novo governo de Alckmin, que já administrou o Estado, continuam os mesmos: melhorar a segurança pública e a educação, os dois pilares do governo estadual. "Na segurança pública, o ideal é apostar em um diálogo amplo com outras secretarias, propondo novas políticas, e não apenas investir em aumento do policiamento e a bandeira da educação de qualidade faz parte do discurso do PSDB desde o seu nascimento, em 1988, e deve continuar a ser defendido pela sigla em São Paulo."

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso