Diário da Região

12/03/2003 - 03h18min

Despejo

Piacenti pede reintegração de gabinete

Despejo

Sérgio Menezes Vereador Eduardo Piacenti: gabinete itinerante em frente à Câmara
Vereador Eduardo Piacenti: gabinete itinerante em frente à Câmara
Um dia após ser despejado de seu gabinete por ordem do presidente da Câmara de Rio Preto, Gerson Furquim (PL), o vereador Eduardo Piacenti (PPB) despachou e prestou atendimento a munícipes em frente ao Legislativo. Ele montou uma mesa e três cadeiras na entrada principal da Casa. Piacenti não aceita o fato de Furquim ter mandado arrombar a porta de seu gabinete, na última segunda-feira, para beneficiar o vice-presidente eleito da Câmara, Claudiney Faustino (PSDB). O argumento usado pela direção do Legislativo para a ação é que a sala, historicamente, é destinada à vice-presidência. Ontem, o pepebista foi ao Fórum para propor uma ação de reintegração de posse do seu gabinete, já ocupado por Faustino e seus assessores. Ele pretende obter uma liminar na Justiça nos próximos dias garantindo o seu retorno à sua antiga sala.

Piacenti alega que, até o momento, não foi comunicado oficialmente sobre a mudança de gabinete com o parlamentar tucano. Ele informa que anteontem, quando chegou para trabalhar, o miolo da fechadura havia sido modificado. No momento, Faustino e seus assessores estavam trabalhando no local. ?Não recebi nenhum documento oficial sobre um novo gabinete. Não sei também o paradeiro da documentação e pertences que estavam na minha sala?, afirma Piacenti. Segundo Furquim, o parlamentar recebeu ofício em seu gabinete, alertando a possibilidade da desocupação da sala ocorrer ?sob pena do uso da força legal? até às 11 horas do dia 10 deste mês. ?Os assessores se recusaram a receber o termo de desocupação ontem (segunda-feira). Esgotei todas as formas democráticas de negociação?, diz. No horário determinado, o diretor-geral da Câmara, Devanir da Silva, foi cumprir a determinação da presidência, mas não havia ninguém na sala de Piacenti. Um chaveiro foi contratado para arrombar a porta e a mudança entre os gabinetes foi iniciada por três funcionários da Casa.

Parlamentar ambulante
Alegando não saber qual o destino de seus pertences, que estão na sala que era de Faustino, o vereador explica que precisou da ajuda de outros parlamentares para conseguir montar um gabinete do lado externo do prédio. Ele recebeu uma cadeira do parlamentar Hubert Beleloy (PSB), uma mesa e uma cadeira de Alcides Zanirato (PSB). No final da tarde, a estrutura do ?gabinete itinerante? foi levada por um veículo até a residência de Piacenti. Hoje, ele promete passar mais um dia em frente à Câmara. ?Pretendo fazer o atendimento na rua até quando sair uma definição da Justiça sobre o assunto?, diz o pepebista. Os assessores do vereador fizeram uma lista para que pessoas interessadas em apoiar a iniciativa do parlamentar registrassem seus nomes. Até o final da tarde de ontem, aproximadamente 130 pessoas já tinham assinado o documento.

Delegado quer detalhe de arrombamento
O delegado do 1º distrito policial Genival dos Santos encaminho ao presidente da Câmara, Gerson Furquim (PL), uma cópia do boletim de ocorrência pedindo informações adicionais sobre o processo de desocupação do gabinete do vereador Eduardo Piacenti (PPB). Furquim diz que as chaves do novo gabinete do pepebista estão à disposição no seu gabinete. ?O meu posicionamento será mantido. Piacenti tem à sua disposição uma sala com telefone e ar-condicionado como todos os outros parlamentares?, afirma. Em relação ao desgaste político que a Câmara está exposta, o presidente do Legislativo diz que se trata de uma questão administrativa e não envolve a população. ?É ele (Piacenti) que está sofrendo desgaste?, diz Furquim. Outro aspecto abordado por ele é de que o gabinete do pepebista não foi arrombado, mas teve a sua porta aberta. O Diário comprovou ontem que a chave reserva não estava na diretoria geral da Casa. Segundo o diretor-geral da Câmara, Devanir da Silva, a cópia da chave da porta do gabinete do Piacenti havia sumido, assim como chaves de outros gabinetes da Câmara. Por isso, houve a necessidade de arrombar o gabinete do vereador com o auxílio de um chaveiro.

Grupos dos 11diverge sobre ato
Vereadores do grupo dos 11 divergira

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso