Diário da Região

26/10/2003 - 07h29min

Crescimento II

Partidos criam diretórios e ganham território

Crescimento II

Faltando menos de um ano para o primeiro turno das eleições de 2004, os principais partidos da região de Rio Preto finalizam a estruturação de seus diretórios e executivas municipais para ganhar território político com as eleições de prefeitos e vereadores. Legendas como o PSB, PT, PFL, PSDB, PMDB e PV articulam nos bastidores estratégias de atuação para enfrentar a ?guerra? que será travada ao longo da campanha eleitoral, que deve ser uma das mais caras e disputadas da história recente. Em grande parte pelo amadurecimento dos eleitores, que não se deixam mais iludir por promessas mirabolantes. Todos os partidos consultados pelo Diário dizem que a melhor maneira de reforçar a imagem e ganhar terreno do adversário é lançando candidatura no máximo de cidades que puderem. Por isso, a importância da criação dos diretórios e executivas. O PSB, por exemplo, que há alguns anos era considerado um partido inexpressivo, ganhou nos últimos meses 78 diretórios e comissões provisórias em cidades na região de Rio Preto.

O objetivo do partido é lançar chapa de vereadores em todas elas e candidatos a prefeitos ou vice em pelo menos 70%. O trabalho foi desenvolvido pelo deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB), que assumiu o controle do partido na região. ?O partido teve nos últimos dois anos um crescimento de 400% na região?, comemora Valdomiro, que tende a apoiar o ex-prefeito Manoel Antunes (PFL) na disputa pela Prefeitura de Rio Preto. O PSDB é outro forte partido que não quis ficar para trás na estruturação de seus diretórios. ?A nossa estratégia é tentar lançar candidatos a prefeito em todos os municípios do Estado de São Paulo?, diz o deputado estadual Vaz de Lima (PSDB), líder do partido na Assembléia. Das 96 cidades da região de Rio Preto, o partido não possui diretório ou executiva em apenas 13.

Apenas dois partidos no Estado possuem diretórios já estruturados em todos os 645 municípios. São eles o PT e o PFL. ?O PFL se estruturou em todas as cidades da nossa região com a constituição dos diretórios e o estabelecimento de pré-candidaturas de prefeitos e vice?, disse o deputado estadual Rodrigo Garcia (PFL), também líder do seu partido na Assembléia.

PMDB aposta na renovação

Distante do comando da Prefeitura de Rio Preto desde 1992, o PMDB voltou a respirar após o acordo firmado com o PPS do prefeito Edinho Araújo, passando a fazer parte da aliança do ?governo progressista.?
Com uma convenção marcada para hoje, o partido vem sofrendo uma restruturação interna, com troca de membros e novas filiações, principalmente para os interessados em uma candidatura a vereador. O objetivo é mesclar os peemedebistas históricos, como Ernesto Alves Filho e Vergílio Dalla Pria, com nomes novos, como Luiz Storino e Renato Dourado. ?Tivemos uma época de ouro em Rio Preto, mas depois passamos um tempos esquecidos. Agora que fizemos essa coligação, voltamos à mídia?, diz o presidente do PMDB em Rio Preto, o ex-prefeito Toninho Figueiredo.

O partido ainda não tem uma posição definida, se sairá com candidato a prefeito, vice ou apenas apóia algum partido. ?Tudo depende das negociações daqui para frente. Estamos hoje no governo Edinho. Mas uma candidatura própria não está descartada, desde que tenha condição de disputar para vencer?, afirma o ex-prefeito. Por hora, o trabalho dentro do PMDB é revigorar as bases para dar uma nova cara ao partido. ?Estamos procurando dar uma pincelada para revigorar e atrair novos eleitores?, finaliza Toninho.

PV luta para sobreviver

Mais do que em 2004, o PV está pensando em 2006, data da próxima eleição para a Assembléia Legislativa e a Câmara dos Deputados. Partidos que não conseguirem eleger um mínimo de deputados que chegue a 5% de representatividade no Congresso Nacional estão excluídos do jogo político. É o que prevê a Cláusula de Barreira. Legendas que não atingirem o mínimo perdem algumas regalias, como gabinetes de lideranças com funcionários, cinco minutos semanais da pauta para falar em nome da bancada e acesso aos recursos partidários e ao te

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso