Diário da Região

18/08/2013 - 17h28min

Brasília

País protesta contra retenção de brasileiro em Londres

Brasília


O governo brasileiro classificou neste domingo como "medida injustificável" a retenção do companheiro do jornalista Glenn Greenwald, o brasileiro David Miranda, por 9 horas, no aeroporto de Heathrow, em Londres. Miranda foi retido e mantido incomunicável neste domingo, com base na legislação britânica de combate ao terrorismo. Greenwald, jornalista do The Guardian, publicou informações sobre o sistema de espionagem eletrônica dos Estados Unidos.

"Trata-se de medida injustificável por envolver indivíduo contra quem não pesam quaisquer acusações que possam legitimar o uso de referida legislação de combate ao terrorismo", divulgou, por meio de nota, o Itamaraty. O órgão informa ainda que o governo manifesta "grave preocupação" e espera "que incidentes como o registrado hoje com o cidadão brasileiro não se repitam".

No início de agosto, o jornalista esteve no Senado do Brasil e afirmou ter provas de que os americanos usam a rede para obter vantagens comerciais e tecnológicas. A afirmação foi contra o argumento do governo do presidente dos EUA, Barack Obama, de que a Agência de Segurança Nacional (NSA) usa a vigilância para proteger os cidadãos do terrorismo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso