Diário da Região

03/10/2010 - 19h54min

Manaus

Omar Aziz é reeleito com mais de 60% dos votos no AM

Manaus

O governador Omar Aziz (PMN) foi reeleito em primeiro turno no Amazonas com 63,19% dos 89,13% dos votos apurados até as 19h30 (20h30 de Brasília). A vantagem foi larga, mais de 30 pontos porcentuais, em relação ao segundo colocado, o senador Alfredo Nascimento (PR), que conquistou 25,82% dos votos válidos. "Fizemos uma campanha propositiva, sem baixarias, e amanhã é acordar e dar continuidade ao trabalho", disse o governador ao confirmar a vitória.

A primeira vaga do Senado, conforme previsão de todas as pesquisas eleitorais divulgadas no Estado, ficou para o ex-governador Eduardo Braga (PMDB), com 41,82% dos votos até as 20h30 (de Brasília).

Durante a apuração, os candidatos à segunda vaga Arthur Virgílio (PSDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB) apareceram empatados e alternando o segundo lugar, mas Vanessa abriu vantagem e, às 20h30, conquistava 22,41% dos votos contra 22,26% de Virgílio.

Nascido em São Paulo, Aziz tem 52 ano e é engenheiro civil. Começou na política como líder estudantil, foi secretário de governo e deputado estadual. Por duas vezes foi vice-prefeito de Alfredo Nascimento e duas vezes vice-governador de Eduardo Braga, de quem herdou o governo em abril deste ano.

Tranquila

A eleição foi considerada tranquila no Amazonas pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Graça Figueiredo. "Em apenas uma seção a urna eletrônica foi substituída pela de reserva e não funcionou, forçando a votação manual", conta.

Os 249 eleitores da comunidade do Moriá, em Parintins, a 325 quilômetros de Manaus, votaram no papel. No total, 79 urnas apresentaram problemas no Estado.

No município do Envira, a 830 quilômetros da capital, um candidato que não teve o nome divulgado pelo TRE, teve apreendidos R$ 300 mil. Em Maués, a 260 quilômetros de Manaus, a sobrinha do candidato a deputado estadual Sidney Leite (DEM), Carla Leite, foi detido pela Polícia Federal e trazida a Manaus para prestar depoimento, sob suspeita de compra de votos.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso