Diário da Região

03/10/2010 - 10h28min

Brasília

Observadores externos acompanham eleições no TSE

Brasília

Dois grupos de aproximadamente 30 observadores internacionais cada um circularam hoje pelas dependências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Eles passaram pela sala onde trabalham jornalistas que acompanham as informações no TSE. A Agência Estado conversou com representantes da Itália, do Quênia, da Namíbia, da França e da China. Ao passar pela sala de imprensa, os observadores fizeram perguntas aos monitores da diplomacia brasileira a respeito de quantos computadores estão disponíveis para os jornalistas e quais os veículos de comunicação estão representados no local.

A primeira secretária da embaixada da França no Brasil, Cecília Merle, atua pela primeira vez como observadora. "Espero ver a modernidade da votação brasileira, principalmente do voto biométrico", disse. A França, a Estônia e a Holanda também já utilizam urnas eletrônicas, segundo o Tribunal. Os observadores informaram que visitarão alguns locais de votação em Brasília.

Há uma pausa para almoço, mas a peregrinação está prevista para ocorrer até as 17 horas, quando acaba a votação. Eles também serão recebidos pelo presidente do TSE, Ricardo Lewandowiski, e assistirão a uma palestra sobre o sistema eleitoral brasileiro. "Depois da visita, repassarei as informações para o embaixador da França no Brasil", explicou Cecília.

Segundo o TSE, mais de 150 autoridades governamentais e não-governamentais, representando 36 países, estarão no Brasil com essa função. As maiores delegações são as da Argentina e do México. Além de Brasília, os visitantes serão recebidos pelo TSE e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul, de São Paulo e da Bahia.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso