Diário da Região

08/10/2012 - 00h00min

Eleição municipal

Muitas filas nas escolas com maior número de eleitores

Eleição municipal

Hamilton Pavam Eleitores aguardavam em fila, pela manhã, o momento de entrar na escola Walfredo Fogaça para votar
Eleitores aguardavam em fila, pela manhã, o momento de entrar na escola Walfredo Fogaça para votar

Boa parte dos eleitores rio-pretenses escolheu as primeiras horas do dia, mais frescas, para votar. Com isso, escolas onde há zonas eleitorais com maior número de eleitores foram registradas longas filas. Apesar disso, o voto foi rápido e não houve grandes dificuldades nos trabalhos.


A escola Walfredo Andrade Fogaça, maior colégio eleitoral de Rio Preto, com 6.671 eleitores, fez jus à sua posição na manhã de ontem. Cerca de 300 pessoas aguardavam a abertura dos portões antes das 8 horas em uma fila que dobrava o quarteirão.


A aposentada Joana Cordeiro dos Santos, 62 anos, chegou às 7 horas para garantir o primeiro lugar na fila. Ela não tem a perna direita, por causa de paralisia infantil, e por isso quis ser a primeira a votar: para não esperar muito tempo em pé. “Votar é importante, por isso já chego cedo para garantir e também evitar as aglomerações”, afirmou.


Quem também chegou cedo foi a dona de casa Irene Rosa de Souza, 50 anos, a segunda a votar no colégio. “O voto é um privilégio e temos de priorizá-lo. Temos de votar com consciência para poder cobrar do político as suas promessas”, disse. Nas escolas Celso Abade Mourão, no Solo Sagrado, e na Ivete Gabriel Atique, no Eldorado, e Waldomiro Naffah, no Vetorasso, a movimentação também foi intensa no início do dia de votação.


No colégio do Solo Sagrado, uma fila de aproximadamente 200 pessoas se formou antes da abertura dos portões, às 8 horas. Três horas depois ainda havia aglomerações nas instalações do colégio.


A aposentada Madalena da Luz Silva, 67 anos, enfrentou fila de cerca de 40 pessoas em sua seção, mas teve de voltar para buscar seu documento de identificação que havia deixado em casa. “Esperei na fila, voltei para casa no sol e de novo vou ter de entrar na fila. O pessoal escolheu a manhã para votar”, afirmou.


Nos corredores da escola Ivete Gabriel Atique, o comparecimento de eleitores foi grande pela manhã. “No começo tinha muita gente para votar e trabalhamos bastante. O movimento diminuiu um pouco só na hora do almoço”, afirmou a mesária Gabriela Fernanda Pereira Cegato, 21 anos, que pela primeira vez trabalhou nas eleições.


A movimentação no Waldomiro Naffah ocorreu entre 8 e 9 horas. De acordo com a mesária Sandra Aparecida dos Santos, 28 anos, os eleitores formaram fila antes do início da votação, mas o comparecimento diminuiu após a abertura dos portões. “Acho que o pessoal veio mais cedo por causa do calor porque muitos precisam vir a pé”, afirmou.


Votação rápida


Apesar das filas no início da manhã, a espera não foi grande ao longo do dia, já que os eleitores levavam em média menos de 30 segundos para digitar os números de seus candidatos a prefeito e a vereador, segundo mesários ouvidos pelo Diário. O gerente administrativo Junior Leandro, 28 anos, votou em menos de 20 segundos em uma das salas da escola Ivete Gabriel Atique. “Pronto. Meu dever de cidadão está feito. Agora espero que os políticos cumpram com suas promessas, principalmente na área de serviço social”, disse.

   

Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso