X
X

Diário da Região

16/12/2016 - 00h00min

CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO

Lula é alvo de 2ª denúncia na Lava Jato; ação envolve Palocci

CORRUPÇÃO E LAVAGEM DE DINHEIRO

Roberto Parizotti/Cut/Fotos Públicas O ex-presidente Lula, que deu primeiro depoimento a Moro
O ex-presidente Lula, que deu primeiro depoimento a Moro

O Ministério Público Federal denunciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela segunda vez na Operação Lava Jato. Desta vez, o petista é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em razão de contratos firmados entre a Petrobras e a construtora Odebrecht. Os valores pagos como propina, segundo a acusação, ultrapassam os R$ 75 milhões.

Além do ex-presidente, foram denunciados no caso sua mulher, Marisa Letícia Lula da Silva, o advogado Roberto Teixeira, o ex-ministro Antonio Palocci, o empresário Marcelo Odebrecht e mais outras quatro pessoas.

A exemplo da acusação anterior, relacionada a um triplex no Guarujá, no litoral de São Paulo, em que Lula é réu, o petista é apontado como responsável por comandar um esquema ilegal que tinha como fim a obtenção de apoio parlamentar.

Por meio do esquema, diz a denúncia, diretores da Petrobras geravam recursos que eram repassados para enriquecimento ilícito do ex-presidente, de agentes políticos, de partidos e para financiar campanhas eleitorais. O Ministério Público Federal aponta oito contratos entre a Petrobras e Odebrecht como fonte de propina, cujo valor giravam em torno de 2% a 3% do valor do negócio.

A denúncia afirma que parte da propina destinada ao ex-presidente foi lavado por meio da aquisição de um imóvel localizado na zona sul de São Paulo que seria destinado ao Instituto Lula. O acerto, segundo os investigadores, ocorreu em setembro de 2010 e foi intermediado pelo então deputado federal Antonio Palocci, com o auxílio de seu assessor Branislav Kontic, que mantinham contato direto com Marcelo Odebrecht.

A compra do imóvel foi realizada em nome da DAG Construtora, que atuaria como proposto da Odebrecht.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso