X
X

Diário da Região

09/12/2016 - 00h00min

MAIS UM

Júnior entra na lista de investigados pela PF

MAIS UM

Guilherme Baffi Francisco Júnior (DEM) é mais um vereador que está na mira da PF
Francisco Júnior (DEM) é mais um vereador que está na mira da PF

A Polícia Federal de Rio Preto investiga mais um vereador eleito em outubro por compra de votos. A apuração foi requisitada pelo promotor eleitoral Cláudio Santos de Moraes e envolve Francisco Júnior (DEM), reeleito para o segundo mandato. Ele é o quarto vereador, entre eleitos, reeleitos e que não se reelegeram, a ser alvo de inquérito na PF.

A suspeita contra Júnior envolve a participação de beneficiários do auxílio-atleta na campanha dele. O vereador foi secretário de Esportes, responsável pelo programa. Nomeado titular da pasta em janeiro de 2014, ele teve de deixar o cargo em abril deste ano para voltar à Câmara e poder disputar a reeleição. Inicialmente, o Ministério Público mandou a Prefeitura de Rio Preto fornecer a lista de pagamentos do programa - relação que não é divulgada no Portal da Transparência do município. 

Apenas o total pago é informado. Neste ano, a Prefeitura repassou R$ 7,3 milhões para o auxílio-atleta. Uma das frentes de apuração vai investigar se beneficiados pelo programa teriam atuado como uma espécie de “cabos eleitorais de luxo” na campanha de Júnior. O promotor quer detalhes sobre os pagamentos, em especial informações sobre 20 pessoas - suspeitas de não ter qualquer relação com modalidades esportivas na cidade e que mesmo assim teriam recebido o auxílio. O inquérito tramita sob sigilo.

 

Fábio Marcondes, Maurin Ribeiro e Jean Dornelas - 09122016 Outros vereadores que são alvo de inquérito: o presidente da Câmara de Rio Preto, Fábio Marcondes (PR), que já foi denunciado pelo MP por compra de votos e abuso do poder econômico na campanha, Maurin Ribeiro (PCdoB), que não se reelegeu na eleição de outubro, e Jean Dornelas (PRB), eleito pela primeira vez ao cargo

A relação do vereador com beneficiados pelo auxílio-atleta também foi principal motivo para o Ministério Público pedir a reprovação das contas do candidato. Duas pessoas que doaram para a campanha de Júnior receberam o auxílio. O MP quer que ele devolva o dinheiro. A PF também investiga se a construção de banheiro no Centro de Ginástica da Prefeitura, ao lado ao complexo esportivo do Júpiter Olímpico, também serviu para beneficiar a campanha do vereador. 

A suspeita é de que a obra teria sido iniciada antes da eleição apenas para agradar os pais de cerca de 300 crianças e adolescentes que usam o centro de ginástica. Em recente reunião entre pais de alunos, a obra teria sido mencionada como “política”. “Ainda não fui oficialmente informado pela Polícia Federal sobre este procedimento, mas estou à disposição para prestar os esclarecimentos necessários”, disse Júnior, em nota, ao ser questionado sobre a investigação.

Outros

Três outros vereadores também estão na mira da PF suspeitos do mesmo crime. O presidente da Câmara, Fábio Marcondes (PR), já é alvo de ação judicial para cassar o registro da candidatura dele sob acusação de compra de votos. Relatório da PF aponta doações, que vão de dinheiro a carne para churrasco a eleitores. Marcondes nega e tem evitado comentar o caso.

Maurin Ribeiro (PC do B), que não foi reeleito, é investigado por suposto esquema de distribuição de combustível a eleitores. Maurin também nega a irregularidade. O vereador eleito Jean Dornelas (PRB) foi acusado por dois cabos eleitorais, ouvidos na polícia, de exigir lista de eleitores de quem fosse trabalhar de na campanha. Dornelas também refuta as acusações.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso