Diário da Região

08/10/2012 - 08h18min

Brasília

Incra tem ?latifúndio? em área nobre de Brasília

Brasília

NULL NULL
NULL

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é dono de um latifúndio improdutivo constituído de 50 lotes nos dois bairros mais nobres de Brasília, os Lagos Norte e Sul. Cada lote tem de 800 a 1.400 metros quadrados. Localizados em áreas residenciais, em nenhuma delas há construções. Para impedir que se transformem em depósito de lixo, sejam tomados pelo capinzal ou acabem invadidos, o órgão fincou uma plaquinha na frente de cada um dos terrenos: "Propriedade do Incra".

A autarquia não pode vender nem trocar nenhum dos terrenos. Por força de mudanças na legislação, feitas durante o governo do ex-presidente Fernando Collor, eles passaram para a lista dos bens comuns da União, administrados pela Secretaria do Patrimônio, ligada ao Ministério do Planejamento. Mas a propriedade ainda é do Incra e cabe à autarquia zelar para que os lotes estejam sempre limpos.

Esse latifúndio urbano da autarquia responsável justamente por identificar terras improdutivas, desapropriá-las e nelas fazer a reforma agrária, vale pelo menos R$ 55 milhões, conforme avaliação de corretores de imóveis que atuam no mercado de Brasília. A direção do Incra informou, por intermédio de sua assessoria, que "está de mãos amarradas", porque a legislação não permite que se faça nenhum tipo de negócio com os terrenos.

O presidente do Incra, Carlos Guedes, torce para que o Congresso aprove uma lei que devolva ao instituto o direito de comercializar os imóveis. Se isso ocorrer, ele tentará fazer um escambo com algum dono de terreno comercial no centro de Brasília. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso