Diário da Região

06/10/2007 - 03h14min

Fé e política

Igreja Católica reúne vereadores hoje na Câmara

Fé e política

Vereadores católicos da região se reúnem hoje na Câmara de Rio Preto para debater temas políticos ligados às eleições municipais de 2008 e religiosos, como a Campanha da Fraternidade do próximo ano, que terá como enfoque principal a luta contra o aborto e a eutanásia. O evento é uma ofensiva antecipada com o objetivo de preparar políticos católicos para a defesa, diante de eleitores e nas tribunas do legislativo, das propostas da Igreja contra temas polêmicos, principalmente o aborto. De acordo com o coordenador Diocesano da Pastoral Fé e Política, Marco Antonio Ferreira Matheus, a proposta de abordar na Campanha da Fraternidade de 2008, temas ligados a preservação da vida foi uma decisão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). ?Esse encontro atende um pedido dos próprios vereadores da região. No início do próximo ano o tema da Campanha da Fraternidade começa a ser divulgado. Então, os organizadores do encontro optaram por antecipar a abordagem desses assuntos (aborto e eutanásia)?, disse.

A bancada católica da Câmara de Rio Preto deverá participar em peso do evento. O coordenador da Pastoral Fé e Política disse que os vereadores Eduardo Piacenti (PPS), Dinho Alahmar (DEM), Emanuel Tauyr (DEM), João Paulo Rillo (PT), Pedro Roberto Gomes (Psol) e Maurin Alves Ribeiro (PC do B), confirmaram a presença no encontro. O presidente da Câmara, Adney Secches (PSDB), que também integra a bancada católica, encaminhou ofício ao bispo de Rio Preto, dom Paulo Mendes Peixoto, justificando a ausência no evento. Ele alegou que precisará trabalhar em seu estabelecimento comercial neste sábado. Matheus não descartou a participação de pré-candidatos no encontro, já que entre as palestras previstas, uma debaterá a reforma política e outra as maneiras do vereador autuar na comunidade de forma que seu mandato se torne uma prestação de serviço à população.

Mas o coordenador da Pastoral Fé e Política afirmou que o trabalho de formação de pré-candidatos católicos será realizado apenas em 2008, com a proximidade das eleições. O ex-deputado federal pelo PT, Plínio de Arruda Sampaio, que disputou a eleição para o governo do Estado de São Paulo em 2006 pelo Psol, será um dos palestrantes do evento. Ele debaterá com os vereadores católicos da região sobre o tema ?Eleições e Cidadania?, com base na Lei de Combate a Corrupção Eleitoral (Lei 9840/99). Ele foi um dos fundadores do PT, mas se desligou do partido após as denúncias de corrupção no governo do presidente Lula. O bispo dom Paulo também falará aos vereadores.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso