Diário da Região

29/01/2011 - 01h48min

Sessão

Grupinho e oposição vão tentar dominar comissões

Sessão

Thomaz Vita Neto Pedro diz que tentará consenso para composição de grupos
Pedro diz que tentará consenso para composição de grupos

Integrantes do chamado grupinho e vereadores de oposição na Câmara de Rio Preto vão tentam garantir assento nas principais comissões permanentes da Casa até 2012. O grupo, que elegeu Oscarzinho Pimentel (PPS) presidente da Casa, é maioria. A composição das 16 comissões ocorre na próxima terça-feira com base da proporcionalidade dos partidos.


“Não havendo acordo, proceder-se-á a escolha por eleição, votando cada vereador em um único nome para cada comissão, considerando-se eleitos os mais votados, de acordo com a representação proporcional partidária previamente fixada”, consta no regimento interno da Casa.


Formam o grupinho os vereadores da Mesa Diretora - Nelson Ohno (PSB), Manoel Conceição (PPS), Carlos dos Santos (PTB) e Maurin Ribeiro (PC do B), além da vereadora Alessandra Trigo (PSDB). Já na oposição estão os vereadores Dinho Alahmar (PSB), Pedro Roberto (Psol) e Marco Rillo (PT).


“Vamos (grupinho) tentar participar das principais comissões”, afirmou Carlão. Entre as comissões mais importantes estão a de Justiça, Finanças e Obras. A comissão de Justiça por exemplo é a responsável por analisar a legalidade de 100% dos projetos protocolados na Câmara, seja pelos próprios parlamentares ou pelo Executivo.


Maurin disse ontem que não existe nenhum acordo estabelecido com a base governista para a composição das comissões. Oscarzinho também deverá definir os membros do Conselho de Ética pelos próximos dois anos. “Deve ser mantida alguma comissão, mas com algumas substituições”, afirmou Maurin.

Thomaz Vita Neto Parise busca assumir titularidade da Comissão de Justiça
Magistério Oscarzinho colocou apenas um projeto na pauta da sessão. Os 17 parlamentares vão analisar projeto de lei do prefeito Valdomiro Lopes (PSB) que altera o Estatuto do Magistério. Os professores querem evitar que as faltas por abonos e licenças médicas influenciem no pagamento de prêmios por desempenho a cada fim de ano letivo. Não há consenso entre os integrantes da categoria e a votação da proposta deverá ser tensa. O novo sistema de pontuação indicado pela Secretaria de Educação prevê benefícios para o professor que não faltar, como aumento de salário. O critério usado é um novo sistema de pontuação que define por exemplo a escolha de escolas para dar aula. Valdomiro não está disposto a fazer concessões, principalmente, na inclusão de emendas ao projeto original. A proposta está em tramitação no Legislativo desde novembro do ano passado, quando a sua votação foi adiada devido o impasse. Já Pedro disse que vai tentar se incluir nas principais comissões: Justiça, Obras e Finanças. Alguns vereadores vão invocar supostos acordos formalizados na composição das comissões em 2009. Antonio Carlos Parise (PTB) disse que tem acordo com Nelson Ohno (PSB) para ocupar uma das cadeiras da comissão de Justiça. “As principais comissões devem ir à votação, como é o caso da Justiça”, afirmou Pedro.

   

Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso