Diário da Região

28/01/2003 - 02h57min

Administração

Edinho vai a São Paulo para manter secretário

Administração

Carlos Chimba Secretário Sioca: “É uma evolução bastante satisfatória”
Secretário Sioca: “É uma evolução bastante satisfatória”
O prefeito de Rio Preto Edinho Araújo (PPS) vai a São Paulo para pedir pessoalmente ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) que autorize José Aparecido Sioca a permanecer na Secretaria Municipal de Finanças sem perder o salário como agente fiscal. Sioca é funcionário da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e trabalha na Delegacia Regional Tributária de Rio Preto, mas está afastado desde o início do ano passado, quando assumiu a Secretaria Municipal de Finanças no lugar de Dorival Ita Adão. O secretário recebeu licença do Estado para ocupar o cargo no governo municipal sem perder o salário como agente fiscal, maior do que os R$ 5 mil pago por mês aos funcionários do primeiro escalão do governo municipal. O autorização do governo estadual vence no dia 31 deste mês. Como mantém os recebimentos do Estado, a Prefeitura não paga salário a Sioca. A Secretaria da Casa Civil da capital informou ontem que a decisão sobre a renovação da licença só será publicada na sexta-feira. Edinho Araújo vai se encontrar com o governador na quinta-feira, na expectativa de convencê-lo a tempo de manter a liberação de Sioca.

Esta será a segunda vez em que os dois chefes do Executivo vão tratar pessoalmente o assunto. No mês passado, Edinho fez o pedido, mas até agora não teve resposta de Alckmin. O prefeito mantém ainda contato com representantes da Casa Civil na tentativa de garantir Sioca no governo. Além de receber licença do governo, outra possibilidade é o agente fiscal pedir afastamento temporário do cargo para ficar na secretaria municipal. Neste caso, ele não receberia o salário do Estado nem contaria o tempo de serviço para futura aposentadoria. Sioca descarta a segunda possibilidade. Se não conseguir a licença, ele afirma que vai deixar o governo contrariado. “Hoje estou inserido num processo de renovação e mudanças dentro do governo municipal. Se tiver de sair, vai ser ruim para a Prefeitura e até mesmo para minha aspiração profissional pelo fato de deixar o projeto sem estar totalmente implantado”, diz. Ele se refere a uma série de projetos que a Prefeitura vem aplicando, como implantação de programa de qualidade, informatização e integração em rede dos serviços municipais e construção da Central de Atendimento. “É o plano de governo que está em andamento e não pode parar”, argumenta. A preocupação é a mesma de Edinho, mas os dois dizem estar confiantes quanto a decisão de Geraldo Alckmin. “O governador é sensível e não seria inconveniente”, diz Sioca.

Dois cargos continuam vagos
A incerteza sobre a permanência de José Aparecido Sioca na Secretaria de Finanças é mais um drama para o governo municipal, que tem pelo menos mais dois funcionários de primeiro escalão para nomear até fevereiro. A pasta de Finanças é considerada uma das mais importantes da administração. Sioca substituiu há um ano Dorival Ita Adão, também apontado como braço direito na Prefeitura. Ita Adão deixou o governo alegando problemas pessoais. Outras três vagas estão em aberto, aguardando decisão de Edinho. Uma delas é da presidente da RiopretoPrev, autarquia responsável pela previdência municipal. Atualmente, o cargo é acumulado pelo secretário de Administração, Adilson Vedroni. Edinho diz não ter previsão para nomear o presidente. Em contrapartida, ele promete para fevereiro a escolha dos novos secretário de Habitação e Governo, vagos desde o ano passado. O ex-secretário de Governo Carlos Eduardo Feitosa foi exonerado depois de criar conflitos com a Câmara. A ex-secretária de Habitação Regina Chueire trocou o Executivo pelo Legislativo e assumiu, em dezembro, o cargo de vereadora.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso