- domingo, 11 de março
A Prefeitura de Rio Preto decidiu manter a cobrança dos honorários advocatícios das dívidas incluídas no Programa de Pagamento Incentivado (PPI), que vai isentar de multas e juros os débitos de taxas e tributos, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que deveriam ter sido pagos até dezembro de 2010. A anistia será, portanto, somente para juros e multas. O devedor terá de pagar, porém, os 10% ou 20% do valor da dívida aos procuradores.
O projeto que cria o PPI foi encaminhado à Câmara com erros. A proposta não apontava se a isenção atingiria também os honorários advocatícios, que são transferidos para os procuradores da Prefeitura. O diretor jurídico da Câmara, Cláudio Ferraz, devolveu o projeto ao prefeito Valdomiro Lopes (PSB) para as devidas correções.
A secretária da Fazenda, Mary Brito, afirmou que o projeto será devolvido hoje à Câmara, com as correções. Ela afirmou ainda que o novo texto da proposta vai indicar que os honorários advocatícios não serão incluídos na isenção proposta no PPI. “O procurador-geral (Luiz Tavolaro) elaborou uma emenda para o projeto”, disse a secretária.
De acordo com o texto original do projeto que cria o PPI, as dívidas beneficiadas pelo programa não ficarão isentas das “despesas judiciais”. Para o diretor jurídico da Câmara, a proposta não esclarecia se os contribuintes inadimplentes ficariam livres dos honorários advocatícios. Com a nova redação do projeto ficará claro que os inadimplentes deverão pagar os honorários para os procuradores.
Extraordinária
Para agilizar a votação do projeto de lei que cria o PPI, a secretária da Fazenda cogita pedir ao prefeito Valdomiro Lopes a convocação de uma sessão extraordinária para a próxima quinta-feira, dia 20. A secretária tem pressa na aprovação da lei para aumentar a arrecadação da Prefeitura neste final de ano. Em 2009, a Secretaria da Fazenda elaborou um PPI que rendeu R$ 12 milhões aos cofres da administração municipal. O programa prevê isenção de 100% nos juros e multas das dívidas.
Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Já sou assinante
Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:
Assine o Diário da Região Digital
Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.
Assine agora
Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES
ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020