X
X

Diário da Região

03/03/2017 - 00h00min

ESCÂNDALO NO PROCON

Denúncia de assédio sexual derruba assessor

ESCÂNDALO NO PROCON

Reprodução/Facebook Ésio Filho (à esq.) e Weliton Regiani, o acusado de assédio, em reunião no Procon
Ésio Filho (à esq.) e Weliton Regiani, o acusado de assédio, em reunião no Procon

Denúncia de assédio sexual feita por uma jovem contra assessor especial do Procon de Rio Preto resultou, nesta quinta-feira, 2, na demissão do acusado e em advertência formal ao chefe dele, o diretor do órgão de defesa do consumidor, que está ameaçado de perder o cargo. Estudante de direito e aspirante a estágio no Procon, ela registrou boletim de ocorrência de “assédio sexual” e fez queixa na Prefeitura contra Weliton Regiani, que ocupava cargo de coordenador do órgão.

Segundo ela, o assessor tentou forçá-la a fazer sexo oral dentro do Procon. Ela estaria sozinha com ele em uma sala. O diretor do órgão, Ésio Pereira, estaria do lado de fora da sala. De acordo com depoimento da jovem à Secretaria de Administração, o fato teria ocorrido no final da tarde do último dia 16. Ela teria telefonado diretamente para Ésio para falar sobre os documentos que precisava entregar a fim de concretizar a sua contratação como estagiária.

Ésio e Weliton foram com ela a um bar próximo do Procon, segundo depoimento da garota. Eles tomaram duas cervejas e uma caipirinha e depois voltaram para a sede do Procon, onde entraram na sala. A jovem afirma que depois de se negar a fazer sexo oral, teria sido empurrada por Weliton. No dia seguinte, ela foi até a Prefeitura e fez a queixa. O secretário de Administração, Luís Roberto Thiesi, ouviu Weliton e Ésio no mesmo dia.

 

Arte - Conversa Ésio 01 - 03032017 Clique na imagem para amplair

Ambos negaram a versão apresentada pela estudante. Nesta quinta, o prefeito Edinho Araújo (PMDB) recebeu parecer do secretário sobre o caso e determinou a demissão de Weliton e a reprimenda a Ésio. A advertência verbal será dada ao diretor pelo secretário de Governo, Jair Moretti. Edinho disse que considerou o fato “gravíssimo”. “Acolhendo o parecer da Administração, estou determinando a demissão do funcionário do Procon de nome Weliton.

Está demitido a bem do serviço público”, afirmou Edinho, que ainda falou sobre a advertência ao diretor do órgão. “Estou sugerindo que o secretário de Governo convoque o diretor do Procon e recomende a ele tomar todos os cuidados tendo em vista o cargo que ocupa. Que isto sirva de alerta para ele e para todos os servidores”, disse.

 

‘Fiquei com ela um minuto’ 

O agora ex-assessor do Procon acusado de assédio sexual contra uma aspirante a estágio no órgão rechaçou as acusações contra ele. Weliton Rodrigo de Jesus Regiani afirma que ficou dentro do Procon com a garota por “um minuto”. Nesse meio tempo, o chefe dele, Ésio Pereira, dava entrevista a uma emissora de rádio. “Fiquei com ela um minuto conversando numa boa. Vou esperar o que vai acontecer para tomar minhas atitudes.

 

Arte - Conversa Ésio 02 - 03032017 Clique na imagem para amplair

Ela tem de provar o que está falando”, disse. Ésio também afirmou estar “surpreso” com o boletim de ocorrência. “Eu e o Weliton estávamos saindo do Procon e ela foi junto (para o bar)”. Ele confirmou que mandou uma mensagem pelo WhatsApp para a jovem depois que ele a deixou com o assessor sozinhos na sala. Ela disse que não respondeu à mensagem. Apesar disso, Ésio disse que ela teria afirmado que “nada” tinha acontecido.

Ésio ainda disse que já tinha advertido Weliton pela forma como fala com as pessoas. “Ele tem esse jeitão de ficar conversando com todo mundo. Eu morro de medo de alguém não entender”, disse Ésio, que afirmou estar “chocado” com o ocorrido. A estudante tem seis meses para apresentar representação contra Weliton para que a polícia instaure inquérito. Do contrário, o caso é arquivado. A demissão do assessor foi publicada no diário oficial do município nesta sexta-feira, 3. 

VIDEO DO YOUTUBE
ESCÂNDALO - Estagiária acusa assédio sexual no Procon

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso