Diário da Região

03/10/2010 - 20h38min

Florianópolis

Colombo surpreende e vence no 1º turno em SC

Florianópolis

Contrariando os índices de pesquisas que apontavam uma disputa em segundo turno para governador em Santa Catarina, o candidato democrata Raimundo Colombo, de 55 anos, venceu a eleição em primeiro turno. Ele conquistou 52,74% dos votos válidos (num universo de 4.536.718 eleitores em Santa Catarina). Ângela Amin (PP) terminou a disputa com 24,89%, e Ideli Salvatti (PT) com 21,90% dos votos válidos.

Senador licenciado, ex-deputado federal e estadual, Colombo ganhou destaque por sua administração como prefeito de Lages, a maior cidade da região serrana do Estado, por três mandatos. Ao comemorar o feito na cidade, ele demonstrou surpresa com a vitória obtida no primeiro turno quando perguntado sobre a composição de seu governo. "Eu estava me preparando para o segundo turno", disse. "Ficou bom, pois terei mais tempo para refazer meus planos nesta questão, inclusive trabalhar com bom senso e equilíbrio dentro de nossa composição partidária para apoiar José Serra na eleição para presidente", acrescentou.

O democrata prometeu um governo técnico fundamentado no respeito e princípios de vida comunitária para a população catarinense. "Será um governo em que todos serão tratados com igualdade", declarou. Ele disse também que das nove eleições que participou, a de governador foi a mais desafiadora. Colombo fez uma breve comemoração em Lages e em seguida foi para Florianópolis, onde se encontraria com os dois novos senadores eleitos por Santa Catarina, o ex-governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), que obteve 1.772.085 votos (28,46%), e o Paulo Bauer (PSDB), que alcançou 1.578.082 votos, ou seja, 25,34% dos votos catarinenses destinados ao Senado Federal.

Visivelmente emocionada, a deputada federal progressista Ângela Amin afirmou, em visita ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), mesmo antes da totalização dos votos, que vai respeitar o resultado das urnas. "Não vai faltar oportunidade para continuar no cenário político de Santa Catarina", disse, agradecendo os votos recebidos ao lado do marido, o ex-governador Esperidião Amin (PP), eleito deputado federal com a segunda maior votação entre os candidatos catarinenses à Câmara.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso