Diário da Região

24/01/2008 - 03h18min

Afastado

Chefe-de-gabinete enfrenta cirurgia cardíaca

Afastado

Carlos Chimba Zeca vai se submeter a cirurgia para colocação de pontes de safena
Zeca vai se submeter a cirurgia para colocação de pontes de safena
O chefe-de-gabinete da Prefeitura de Rio Preto, Zeca Moreira, foi internado ontem no Hospital Beneficência Portuguesa onde se submeterá hoje a uma cirurgia cardíaca para a colocação de pelo menos quatro pontes de safena. A previsão é que o assessor do prefeito Edinho Araújo (PPS) fique afastado das funções no Executivo por no mínimo 15 dias. Zeca descobriu que sofria dos problemas cardíacos em exames de rotina realizados na semana passada. Apesar de os médicos dizerem que não havia urgência para a realização da cirurgia, o chefe-de-gabinete resolveu se submeter logo ao procedimento para voltar à ativa o quanto antes. Zeca é pré-candidato a prefeito de Mirassol pelo PPS nas eleições de outubro, além de ser o braço direito de Edinho na Prefeitura. A cirurgia será realizada às 7 horas horas de hoje pelo médico João Carlos Leal, da equipe do cardiologista Domingos Marcolino Braille. A médica-clínica Maria Helena Sardili também acompanhará a cirurgia, que tem previsão de demorar pelo menos quatro horas. ?Logo estou de volta, se Deus quiser?, disse Zeca pouco antes de ser internado, na tarde de ontem, para os procedimentos pré-operatórios.

O jornalista Luís Fernando China assume interinamente a chefia de gabinete da Prefeitura. Ontem mesmo já despachou com o prefeito. China disse que os médicos deram um prazo mínimo de 15 dias para que Zeca possa voltar ao trabalho, mas é pouco provável que isso ocorra. Cirurgias do gênero são bastante delicadas e o tempo de recuperação costuma ser superior a um mês. O procedimento, que visa substituir artérias do coração que estejam comprometidas, é bastante invasivo. Todo o tórax, incluindo o esterno, é aberto para que o cirurgião tenha acesso ao coração. Para substituir as veias comprometidas são utilizados pedaços da veia safena, localizada na perna. Logo após o procedimento, o tórax é suturado com fios de aço inoxidável que não são mais retirados.

O vereador Dourival Lemes (PMDB), que esteve com Zeca pouco antes de sua internação, disse que ele estava ?muito tranqüilo, porém ansioso.? ?Atualmente esse tipo de cirurgia é quase uma rotina. E com a qualidade médica que temos em Rio Preto, estará muito bem atendido?, considera Lemes. Esta é a segunda vez que Zeca se afasta do governo nos sete anos de mandato de Edinho. A primeira foi em 2003, por conta da lei antinepotismo. Uma sobrinha de Zeca é servidora concursada da Prefeitura. Voltou ao cargo após flexibilização da legislação.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso