Diário da Região

22/03/2011 - 11h02min

Mundo virtual

Site incentiva o ‘abandono’ de livros

Mundo virtual

Reprodução Ideia é deixar obra com dedicatória em local público para que outro possa ler
Ideia é deixar obra com dedicatória em local público para que outro possa ler

Há quem diga que o tradicional livro impresso está ameaçado pela tecnologia. Para reverter este quadro, internautas incentivam o chamado “bookcrossing”, cruzamento de livros, em tradução livre. A ação é incentivada pelo site www.bookcrossing.com, que pede que pessoas abandonem livros em locais públicos para que outras pessoas possam ler. A iniciativa é que, depois de terem sido lidos, eles voltem a ser deixados para que outras pessoas deem continuidade à ação.


Criado em 2001, o site assessora um banco de dados com o caminho das obras abandonadas e os comentários dos internautas. Antes de “libertar” um livro, é preciso registrá-lo no site e dar as coordenadas de onde o deixará, devidamente etiquetado com uma dedicatória. A página é administrada por um grupo de escritores, com base em Sandpoint, Idaho. Até o fechamento desta edição, estavam registrados 7.883.527 livros viajando por 132 países. A missão do site é conectar pessoas por meio de livros.


O movimento acontece em todo o mundo, principalmente em Bruxelas, Paris, Florença e São Francisco. Entre os títulos viajantes brasileiros está “Dona Flor e Seus Dois Maridos”, de Jorge Amado. Interessados podem acessar o site e fazer um cadastro. O sistema de arquivamento e rastreamento on-line permite aos membros conectarem-se com outros leitores, fazer comentários e resenhas de literatura, trocar e seguir seus livros.


Depois de se cadastrar, o leitor se torna um “bookcrosser”. Atualmente, existem 919 mil inscritos. O site tem 6.630 brasileiros cadastrados. De acordo com a homepage, o problema linguístico limita a ação de participantes que não conhecem o inglês, o que pode explicar em parte a pequena participação de brasileiros.


Saiba mais:

Reprodução  
www.girlsofwar.wordpress.comCriado por cinco garotas, o blog é destinado a mostrar o desempenho e conhecimento nos jogos. Na página, elas publicam análises do mercado e notícias sobre a cultura que cerca o mundo dos games.








Reprodução  
www.vestidadenoiva.comCom público certo, Fernanda Floret criou o Vestido de Noiva para dar dicas relacionadas a casamento. Ela informa desde inspirações até indicações de fornecedores.O site também tem ais de 90 casamentos reais publicados.








Reprodução  
www.ciadasmaes.com.brSite dedicado às mães empreendedoras. É uma loja virtual com artigos feitos por mães para mães e crianças de 0 a 6 anos. A página ainda reúne moda materna e infantil, bolsas e acessórios, decoração e utilitários. Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso