Diário da Região

04/07/2013 - 08h35min

'Facebook' dos amigos reais

Rede social líder na Espanha, chega ao Brasil

'Facebook' dos amigos reais

Reprodução No www.tuenti.com já é possível se cadastar na nova rede
No www.tuenti.com já é possível se cadastar na nova rede

Recém-chegado ao Brasil, o Tuenti, plataforma meio rede social meio aplicativo de mensagens, quer entrar no mercado de mídias sociais com a seguinte proposta: ser o "Facebook dos amigos reais". Em tempos de preocupação crescente com privacidade e uso de dados, a rede social espanhola criada em 2006 aposta em círculos menores e no uso de mensagens encriptadas para atrair usuários.


"Na Espanha fazemos muito sucesso, e isso se deve ao fato de sermos muito mais privados do que o Facebook e o Twitter", disse Sebastián Muriel, vice-presidente de desenvolvimento corporativo "Suas conversas no Tuenti ficam no Tuenti; o conteúdo que você compartilha não é indexado pelo Google", explica.


No serviço, é possível adicionar uma pessoa como contato - para enviar mensagens e realizar chamadas de voz com pessoas da sua agenda telefônica - ou como amigo, para compartilhar informações e imagens. O conteúdo só pode ser visualizado por seus amigos; não há a opção "público" ou "amigos de amigos". "Queremos que você só selecione, 15, 20 amigos, e não centenas, como faz em outras redes sociais. Com o Tuenti, você mantém um feed que é relevante", diz Muriel.


A rede social tem cerca de 15 milhões de usuários na Espanha. Pode ser acessada na web ou em aplicativos para celulares com sistemas iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry e Firefox OS. Cerca de 6 milhões de pessoas usam o serviço em smartphones e tablets.


Chat


Na Espanha, a rede social supera plataformas como Facebook e Twitter em tráfego, principalmente devido ao seu recurso de bate-papo. Assim, o Tuenti tem a missão de competir não só com redes sociais, mas com um mercado em amplo crescimento - os aplicativos de mensagem. O mais conhecido, WhatsApp, teria recentemente alcançado mais de 250 milhões de usuários.


Segundo Muriel, a empresa apostará no serviço multiplataforma para entrar no jogo. "Diferentemente do WhatsApp, eu posso começar a conversa na web e continuar no iPhone ou no BlackBerry, porque todos os meus contatos e conversas estão na nuvem", diz.


Desafio


Depois de passar um ano com uma versão beta (de teste), o Tuenti lançou a versão oficial no Brasil na semana passada, como parte de um plano de expansão global. Por enquanto, tem apenas 10 mil usuários. Ganhar o País pode ser uma missão difícil devido à grande disseminação do Facebook entre os brasileiros - cujo número de usuários só fica atrás dos Estados Unidos - e por ser um país onde o uso de apps de mensagem ainda não é disseminado entre usuários de celular, uma vez que o mercado de smartphones está em estágio inicial. Dos 59,5 milhões de aparelhos vendidos em 2012, 16 milhões (27%) eram smartphones.


Para Muriel, contudo, a missão não é concorrer diretamente com redes sociais, mas ser incorporado em situações específicas para compartilhar conteúdo com amigos próximos. "Não é um jogo de um jogador só. Eu continuo com meu perfil no Twitter e no Facebook para interagir com pessoas que conheci, mas essas pessoas não são necessariamente meus amigos", diz. "Não é só privacidade, mas controle de quem vê meus dados, como anunciantes e desenvolvedores de apps. Todo usuário precisará ter uma plataforma em que se sinta confortável e saiba que ninguém está olhando. E é essa necessidade que queremos suprir "


Quanto ao modelo de negócio, 50% da receita vem da operadora de telefonia da empresa, a Tuenti Móvil. A outra metade vem de anúncios na plataforma, por ora restritos à versão para desktops "Temos estudado formas de publicidade móvel, mas não faremos isso sem achar um jeito de não perturbar os usuários", diz.


Quer ler o jornal na íntegra? >> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso