X
X

Diário da Região

28/02/2015 - 22h48min

Fotos em mãos erradas

Proteja seu filho dos perigos da internet

Fotos em mãos erradas

Mara Sousa Ingenuidade torna crianças mais expostas aos riscos da superexposição na internet
Ingenuidade torna crianças mais expostas aos riscos da superexposição na internet

Pega o celular, faz pose, tira foto e posta na internet. A cena é comum no Brasil, segundo país do mundo com mais acesso ao Facebook e onde há mais de 70 milhões de smartphones. De tão rotineiro, poucos dão a dimensão necessária que cada postagem pode alcançar. E fotos e mais fotos são publicadas sem que as consequências sejam medidas. Isso pode ser perigoso, principalmente quando os personagens das imagens são crianças.


Os pais ficam todo orgulhosos ao ver uma foto dos rebentos fazendo sucesso na web. Mas especialistas apontam que a superexposição pode provocar danos à imagem e até ameaçar a segurança dos pequenos e da família. O Diário preparou uma lista com 10 situações comuns no dia a dia da internet que podem servir como atrativos para pessoas mal-intencionadas. Muitas imagens são inofensivas para familiares e amigos. Mas nas mãos de pessoas inescrupulosas viram pistas capazes de ajudar em possíveis assaltos ou sequestros. A fachada de casa, o uniforme escolar, a rotina diária e o registro de geolocalização são alguns exemplos.


Um cuidado essencial é com o uso da imagem em sites de conteúdo impróprio. Fotos da criança nua, com roupas íntimas ou biquíni devem ser evitadas. "Muitas imagens que os pais julgam inocentes, sem sensualidade, podem ter conotação sexual aos olhos de alguém com transtornos psicológicos, como pedófilos", diz a psicóloga Juliana Cunha, da associação SaferNet Brasil.


Outros cuidados, como não postar fotos da criança em situações constrangedoras, evitam a má utilização da imagem. "O que é engraçadinho hoje, pode prejudicar no futuro", afirma a psicóloga. "Postar uma foto na internet hoje é como colocar uma imagem em um outdoor."


Educativo


Um vídeo lançado pelo governo do Paraguai aponta os perigos das postagens. Um narrador diz: "Quando sobe sua foto na internet, ela pode parar em qualquer parte". No comercial, a foto de uma garota de biquíni, feita com as amigas na piscina, é recortada por um hacker e vai parar em um site pornô.

   

>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso