X
X

Diário da Região

10/09/2017 - 00h00min

VELOCIDADE

Irma obriga 6,3 mi a procurarem abrigo

VELOCIDADE

Gerben van Es/Netherlands Ministry of Defence Na ilha de São Martinho, a passagem do furacão Irma deixou muitos estragos
Na ilha de São Martinho, a passagem do furacão Irma deixou muitos estragos

Ao menos 6,3 milhões de pessoas foram orientadas a deixar áreas costeiras da Flórida e da Geórgia para fugir da fúria do Furacão Irma, que ganhou força nas últimas horas deve atingir os Estados Unidos na madrugada do domingo, 10. É a maior retirada em massa da história do país em razão de um evento climático. Um quarto da população da Flórida tem de sair de casa.

As primeiras chuvas associadas ao Furacão Irma chegaram a Miami, nos Estados Unidos, na manhã deste sábado. As informações são da Agência EFE. Com estas chuvas chegaram também os primeiros cortes de luz, apesar de os enormes ventos do furacão, de 215 quilômetros por hora, com sequências mais fortes, quase não serem sentidos ainda em Miami.

A cidade está há dias preparando-se para o possível impacto direto do - nas palavras do governador, Rick Scot, - "devastador" furacão Irma, que avança pelo norte de Cuba, onde tocou terra na noite de sexta-feira no arquipélago de Camagüey. Às 8h (horário local, 9h de Brasília), o olho de Irma estava 135 quilômetros ao leste de Caibarién, em Cuba, e 440 ao sul-sudeste de Miami, e avançava a uma velocidade 19 quilômetros por hora na direção oeste.

O governador da Flórida, Rick Scott, advertiu os moradores do estado que o furacão Irma poderá causar inundações de até 3,6 metros de altura e pediu para que todos que estivessem em zonas que serão atingidas no sudoeste do estado deixassem suas casas até o meio-dia deste sábado.

Alterações na potência

O furacão Irma foi reduzido para categoria 3 na manhã deste sábado, com ventos de aproximadamente 200 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês). No entanto, o NHC estima que o furacão deve ganhar força novamente ao se dirigir para o sul do estado da Flórida.

O furação deve atingir a região de ilhas Florida Keys neste domingo pela manhã e o sudoeste à tarde, principalmente a região de Tampa. De acordo com autoridades de gestão de emergências da Flórida, pelo menos 51 mil moradores estão divididos em aproximadamente 300 abrigos.

A maioria dos que estão em abrigos está no sudeste da Flórida, que inicialmente parecia ser o alvo principal da tempestade antes que a previsão mudasse para o oeste. Mais de 15 mil pessoas estão alojadas em Palm Beach County, enquanto Broward County tem cerca de 13 mil pessoas alojadas. A ameaça do furacão Irma levou as autoridades estaduais e locais a pediram que 5,6 milhões de residentes deixassem suas casas na Flórida.

Energia

A empresa de energia Duke Energy na Flórida, nos EUA, estima que mais de 1 milhão de interrupções de energia deverão ser causadas pelo furacão Irma. "Com base na faixa atual do furacão Irma, esperamos que toda a nossa área de serviços da Flórida sinta os efeitos desta poderosa tempestade", disse Luis Ordaz, diretor de tempestade da Duke Energy Flórida.

"Trabalharemos de forma mais rápida e segura possível até que todos os clientes sejam restaurados", acrescentou. A empresa mobilizou cerca de 8 mil profissionais de linha, profissionais de árvores, avaliação de danos e pessoal de suporte para locais seguros. Eles estarão preparados para responder a interrupções, assim que o local estiver seguro.

Autoridades de gestão de emergências da Flórida pediram para que mais 700 mil pessoas deixassem suas casas antes da chegada do furacão Irma. Com isso, o número de pessoas que receberam o aviso totaliza 7 milhões em todo o estado.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso