X
X

Diário da Região

19/01/2015 - 09h55min

Frankfurt

UE não deve reavaliar sanções à Rússia em encontro de ministros, diz Mogherini

Frankfurt


A União Europeia não planeja reavaliar as sanções impostas à Rússia em seu encontro regular de ministros de Relações Exteriores, afirma a chefe da diplomacia do bloco, Federica Mogherini.

"A questão a ser discutida não é o nosso apoio à Ucrânia. Isso permanece firme e forte", disse Mogherini, antes da reunião em que a Rússia deve ser um dos tópicos principais. "Não se trata de uma discussão sobre sanções".

Apesar do posicionamento de Mogherini, analistas sugerem que a União Europeia pode se preparar para abrandar sua posição ante a Rússia, em parte devido à pressão da desvalorização do petróleo sobre a economia do país, que depende fortemente do comércio da commodity e do gás natural para suas receitas. A revelação de documentos internos da União Europeia na semana passada, que delineiam possíveis áreas de cooperação com Moscou, fortaleceram a especulação de que as sanções podem ser retiradas. As sanções foram impostas à Rússia no ano passado, após a anexação da Crimeia.

De acordo com Mogherini, qualquer discussão sobre as sanções "será baseada apenas em avanços concretos na implementação do acordo (de paz) de Minsk". A emissária de Relações Exteriores também se disse preocupada com um ataque a um ônibus na Ucrânia após um período de relativa estabilidade. "O retorno da violência no leste da Ucrânia não é uma boa notícia".

Mogherini afirmou ainda que as discussões sobre a Rússia irão se focar em como "os instrumentos de que dispomos podem ser utilizados de modo mais coordenado, mais efetivo". Diplomatas da União Europeia têm defendido que o bloco deve enfatizar os modos pelos quais ambos os lados podem cooperar, bem como as sanções. Fonte: Dow Jones Newswires.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso