X
X

Diário da Região

28/02/2015 - 09h04min

Cairo

Tribunal do Egito declara que Hamas é uma 'organização terrorista'

Cairo


Um tribunal do Egito declarou que o Hamas é uma "organização terrorista", isolando ainda mais os governantes da Faixa de Gaza. A decisão do juiz Mohamed el-Sayed, do Tribunal de Casos de Urgência, descreveu o Hamas como um grupo que tem como alvo civis e forças de segurança na Península do Sinai do Egito. Além disso, o magistrado afirmou que o Hamas visa prejudicar o país.

O Sinai tem sido cenário de ataques cada vez mais recorrentes de extremistas islâmicos desde que o Exército do Egito depôs o presidente islamita Mohammed Morsi em 2013.

"Foi provado, sem sombra de dúvida, que o movimento cometeu atos de sabotagem, assassinatos e matou civis inocentes e membros das forças armadas e da polícia no Egito", disse o juiz, segundo a agência de notícias estatal MENA.

Em Gaza, o dirigente do Hamas, Mushir al-Masri, condenou a decisão e pediu que o Egito reconsidere a posição.

"Esta decisão serve para a ocupação israelense. É uma decisão politizada que constitui o início da fuga do Egito em relação ao seu papel na causa palestina", disse ele. "Este é um golpe contra a história e um abuso egípcio contra a causa e a resistência palestina, que luta em nome da nação árabe. Pedimos que o Egito reconsidere esta decisão perigosa".

A decisão isola ainda mais o Hamas, que há algum tempo encontrou apoio aberto sob a gestão de Morsi e do seu grupo Irmandade Muçulmana. O novo governo do Egito começou a limpar uma zona tampão ao longo de sua fronteira com Gaza, em uma tentativa de destruir uma rede transfronteiriça de túneis que o Hamas considera uma ferramenta de salvação.

No mês passado, um tribunal egípcio proibiu a ala militar do Hamas, a Brigada Izzedine al-Qassam, e também a designou uma organização terrorista. O tribunal do Cairo alegou que os combatentes do Hamas haviam usado armas pesadas contra o Exército e foram coniventes com a Irmandade.

"Foi também apurado com documentos que (o Hamas) realizou atentados que levaram a destruição de vidas e instituições, e visou civis e equipes das forças armadas", disse. "Também foi verificado que esse movimento trabalha para os interesses da organização terrorista Irmandade". Fonte: Dow Jones Newswires.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso