Diário da Região

10/04/2002 - 03h01min

Internet

Senac inaugura projeto de inclusão digital

Internet

Sérgio Menezes Cada usuário cadastrado no ?On-Line Cidadão? poderá usar o micro
Cada usuário cadastrado no ?On-Line Cidadão? poderá usar o micro
O projeto social ?On-Line Cidadão? será inaugurado hoje pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Rio Preto. A idéia é democratizar a informação, por meio do acesso público e gratuito à internet, a qualquer membro da comunidade. A partir de amanhã, os interessados já poderão fazer inscrição no programa, na sede do Senac (à rua Jorge Tibiriçá, 3.518), para navegar pela rede mundial de computadores. Para isso, basta levar o documento de identidade e pagar uma taxa de R$ 2 por ano. De acordo com o técnico da área de informática do Senac Ivan Antônio Fernandes Chagas, 92% da população não têm acesso à internet no País. ?Nossa meta é difundir o projeto na cidade com a instalação de outros quiosques. Porém, vamos precisar da ajuda da iniciativa privada e do Poder Público?, disse. O participante do ?On-Line Cidadão? receberá um cartão magnético que lhe dará o direito de utilizar o quiosque num período de 30 minutos diários durante um ano. Para usar o computador, ele introduzirá o cartão na máquina, em seguida digitará sua senha e, por fim, acessará os sites para fazer pesquisas.

Segundo Chagas, na primeira etapa do projeto a expectativa é efetuar o cadastramento de pelo menos 300 pessoas. ?Inicialmente, vamos possibilitar a inscrição de até mil pessoas. Nesse princípio, teremos apenas um computador operando. Acredito que esse número de pessoas representa atualmente a demanda local?, diz. Em São Paulo, onde o projeto já está implantado há mais de um ano, a média de acessos por pessoa é de 20 minutos, sendo a verificação de correio eletrônico e de sites de consultas as duas práticas mais comuns entre os usuários. O perfil das pessoas mostra que elas têm idades que variam de 14 a 70 anos. Em Rio Preto, a intenção é conseguir atingir esse mesmo público, que ainda não teve oportunidade de navegar pela internet. Para os internautas de primeira viagem, foi instalado no computador um assistente virtual, que indicará quais são os procedimentos de acesso ao endereço eletrônico desejado.

A única restrição será aos sites voltados para o público adulto. Ao acessar esse material, o usuário receberá mensagens sobre a visita a página proibida. Segundo Chagas, o usuário não será advertida, mas o endereço será bloqueado por técnicos da área de informática do Senac. O quiosque do projeto irá funcionar das 8 horas às 22h30. O Senac não pretende fazer reservas de horário para a utilização dos equipamentos. Assim, os próprios usuários devem se organizar, respeitando o tempo-limite de acesso. O professor e membro do Programa Sociedade da Informação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Evandro Prestes Guerreiro, vai proferir palestra aos participantes do evento. Entre os temas abordados pelo professor estão ?Como a informação influencia no desenvolvimento local e na promoção da cidade? e ?A realidade da internet brasileira?.

Serviço:
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 233-1565 ou pelo site www.onlinecidadao.com.br.

Rede mundial surgiu em 69
A internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos, no auge da Guerra Fria (envolvendo os norte-americanos e a extinta União Soviética), quando o Departamento de Defesa dos EUA pretendia desenvolver uma forma de comunicação que funcionasse numa situação de ataque nuclear. Na fase de implantação, a internet interligava apenas quatro supercomputadores de laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency). Em 1971, já eram 15 supercomputadores interligados. Em 1972, esse número subiu para 37. Já no ano de 1970, os pesquisadores passaram a utilizar a rede como correio eletrônico, e informalmente começou a se configurar a internet que se utiliza hoje.

Em 1980, devido ao seu crescimento, a rede foi dividida em duas: a ARPAnet tornou-se instrumento de uso domiciliar e a MILnet destinou-se aos militares. Em 1985, a National Science Foundation (NSF) criou a NSFnet, interligando todos os supercomputadores dos maiores ce

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso