X
X

Diário da Região

23/02/2015 - 12h11min

Moscou

Rússia oferece ao Irã novo sistema de defesa aérea

Moscou


A Rússia se ofereceu para vender um poderoso sistema de defesa aérea para o Irã, em substituição a um acordo anterior, que foi abandonado após pressão dos Estados Unidos e de Israel.

Segundo o executivo-chefe da estatal Rostec, Sergey Chemezov, Teerã estava analisando a oferta da Rússia para o fornecimento de sistemas de mísseis anti-balísticos Antey-2500, depois de um contrato firmado em 2007 para fornecimento do sistema S-300 ter sido cancelado pelo Kremlin em 2010.

"Eles estão analisando a proposta. A decisão não foi tomada ainda", afirmou Chemezov em um evento sobre mercado de defesa em Abu Dhabi, segundo relatou a agência estatal Tass.

Os comentários foram feitos em meio ao mais sério impasse entre o Ocidente e a Rússia desde o fim da Guerra Fria, que fez com que os Estados Unidos, a União Europeia e os seus aliados aplicassem sanções contra Moscou pelo apoio aos separatistas do leste da Ucrânia. Por sua posição, Chemezov está entre as pessoas que são alvo das restrições.

Os Estados Unidos e Israel realizaram forte lobby internacional contra as tentativas russas de vender os mísseis S-300 para a Síria e o Irã, aliados de Moscou.

O Antey-2500 é um sistema móvel de mísseis terra-ar que pode destruir aviões e mísseis balísticos a uma distância de 200 quilômetros, de acordo com seu fabricante, Almaz-Antey.

Não houve comentário imediato do Irã, de Israel ou dos Estados Unidos sobre o acordo proposto.

Chemezov disse ainda que os conflitos no Oriente Médio estavam ajudando a Rússia a aumentar as vendas de armas. Segundo ele, as exportações de armas somaram US$ 13 bilhões no ano passado. "Nossos volumes devem continuar a crescer, apesar das sanções. Em particular, na América Latina e no Oriente Médio", afirmou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso