X
X

Diário da Região

06/02/2015 - 18h11min

Aman

Pregador do jihadismo critica métodos do Estado Islâmico

Aman


Um proeminente pregador o jihadismo que acaba de ser solto da prisão na Jordânia fez duras críticas ao grupo terroristas Estado Islâmico, que queimou vivo um piloto jordaniano na semana passada.

Abu Mohammed Al-Maqdesi, considerado um mentor espiritual de muitos militantes da Al-Qaeda, afirmou hoje que a execução dispensada ao piloto Muath Al-Kasaesbeh "não é aceitável em nenhuma religião". Falando à rede de TV Roya, o clérigo afirmou que participou das negociações para uma possível troca do piloto por uma prisioneira da Al-Qaeda em mãos do governo jordaniano. No entanto, após a divulgação do vídeo da morte, disse Al-Maqdesi, ficou claro que ele já havia sido assassinado em janeiro, e que os Estado Islâmico nunca considerou seriamente fazer a troca.

"Durante nossas conversas, eles mentiram e foram evasivos", disse. "Eles agiram como se estivessem interessados, mas na verdade não estavam".

Al-Maqdesi também criticou o grupo por declarar um califado no ano passado. De acordo com ele, um califado deveria servir para juntar os muçulmanos. O Estado Islâmico, entretanto, tem sido uma força divisiva dentro da comunidade.

Na década passada, o clérigo era considerado o mentor da ramificação da Al-Qaeda no Iraque, que deu origem ao Estado Islâmico. No entanto, ele caiu das graças de seus protetores por criticar seus métodos, inclusive o ataque a muçulmanos.

Al-Maqdesi estava preso desde outubro, por criticar a participação jordaniana na coalizão militar liderada pelos Estados Unidos que realiza ataques aéreos a posições do Estado Islâmico na Síria e no Iraque. Fonte: Associated Press.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso