X
X

Diário da Região

18/02/2015 - 10h57min

Varsóvia

Polônia vai pagar indenização a suspeitos detidos em prisão secreta pela CIA

Varsóvia


A Polônia vai pagar 230 mil euros (262 mil dólares) de indenização a dois homens suspeitos de terrorismo detidos no país e interrogados em uma prisão secreta da CIA com o aval da Polônia em 2002 e 2003.

O Ministro das Relações Exteriores, Grzegorz Schetyna, divulgou a decisão nesta quarta-feira, após o Tribunal Europeu de Direitos Humanos ter rejeitado o pedido de apelação do veredicto.

Em julho de 2014, o tribunal decidiu que a Polônia violou os direitos de dois suspeitos de terrorismo, Abd al-Rahim al-Nashiri e Abu Zubaydah, ao permitir a prisão deles pela CIA e por não ter impedido " a tortura e o tratamento desumano ou degradante" que os suspeitos sofreram. Os dois homens processaram a Polônia e a Justiça ordenou que o país pagasse a compensação. A Polônia apelou da decisão, alegando que poderia influenciar na sua própria investigação sobre o caso.

De acordo com Schetyna, a Polônia vai respeitar a decisão porque "cumpre as leis", mas questionou como o dinheiro será usado e se ele precisa ser pago diretamente para os suspeitos, que estão presos em Guantánamo.

A decisão da Justiça é considerada inédita desde que os Estados Unidos lançaram os "programas de extradição", do governo de George W. Bush, após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Espera-se que a decisão da Justiça europeia acelere a investigação da Polônia sobre o caso, que corre em segredo de justiça. Fonte: Associated Press.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso