X
X

Diário da Região

15/01/2015 - 21h25min

São Paulo

Peru: Banco Central corta taxa de juros para 3,25%, de 3,50%

São Paulo


O Banco Central do Peru reduziu a taxa de juros de referência em 0,25 ponto porcentual, para 3,25%. De acordo com a instituição, os indicadores mais recentes de atividade produtiva continuam mostrando um ciclo econômico débil, com taxas de crescimento do PIB menores do que o potencial e quedas significativas nas ativadas prima´rias devido a fatores de oferta negativos.

Em comunicado, a autoridade monetária disse que a atual taxa é compatível com a sua projeção de 2,0% em 2015 e leva em consideração a atividade econômica contínua abaixo do potencial. A inflação anual chegou a 3,22% em dezembro de 2014.

De acordo com o BC peruano, "os indicadores internacionais recentes mostram sinais mistos de recuperação na economia mundial, assim com maior volatilidade nos mercados financeiros". Além disso, "os menores preços internacionais do petróleo começaram a afetar o mercado interno", afirmou a instituição.

Mais cedo, o Instituto Nacional de Estatística do Peru (Inei) informou que o PIB do país cresceu 2,37% em outubro, em comparação com o mesmo mês de 2013. Segundo o Inei, a expansão foi liderada pelo setor financeiro e de seguros, que teve um crescimento de 10,4%; o setor de mineração e petróleo teve uma expansão de 3,75%, graças ao aumento da produção de ouro. O setor agrícola cresceu 1,65% e o de comércio varejista teve um crescimento de 4,15%. (Marcella Fernandes - marcella.fernandes@estadao.com)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso