Diário da Região

25/10/2009 - 00h14min

Gol, Voyage e Fox

Modelos Volks têm problema misterioso no motor

Gol, Voyage e Fox

Divulgação A maioria das queixas é em relação ao Gol 1.0 com motor flexível EA-111
A maioria das queixas é em relação ao Gol 1.0 com motor flexível EA-111

Um problema misterioso no motor 1.0 flexível EA-111, da Volkswagen, está tirando o sono de muitos proprietários dos modelos Gol, Voyage e Fox. A fabricante admite a existência de um defeito no propulsor, mas informa que ainda não conseguiu identificar do que se trata. “Divulgaremos um parecer sobre isso entre dois e três meses”, diz João Alvarez Filho, gerente executivo de Engenharia da Volkswagen do Brasil. “Temos conhecimento de 300 casos, todos de carros equipados com o motor 1.0, nenhum com 1.6.”


Mas, segundo concessionários VW, há milhares de veículos com o problema. O sintoma do defeito é sempre o mesmo: o motor começa a apresentar constante ruído. “Parece de tucho batendo ou virabrequim rajando”, diz o próprio Alvarez. Esses relatos são comuns em páginas da internet e comunidades de sites de relacionamento dedicadas à Volkswagen. A maioria das queixas é em relação ao Gol 1.0, mas Alvarez diz que há casos também com Voyage e Fox, os outros carros equipados com o EA-111.


A maior parte dos carros com o sintoma é nova, marcando entre 10 mil e 15 mil km rodados, mas há relatos de casos ainda mais recentes. “O meu Gol 1.0 foi para a concessionária com barulho no motor aos 700 km”, diz Fábio Vieira. Nas autorizadas, se constata redução no nível de óleo. E em decorrência disso, surgem problemas em diversos componentes. Uma das peças que mais tem sido trocadas é o cabeçote. Mas há também casos em que é preciso substituir todo o motor.


O que falta à Volks identificar é a origem do problema. “Mas por não se tratar de um defeito que compromete a segurança, não faremos recall”, diz Alvarez, que afirma ter tomado conhecimento do defeito há dois meses e meio. Nas concessionárias consultadas, clientes reclamando começaram a aparecer há três meses. De acordo com o gerente do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Carlos Thadeu de Oliveira, se a Volkswagen constatar que há risco à segurança após a conclusão do estudo, terá de fazer recall.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso