X
X

Diário da Região

19/01/2015 - 14h42min

Grozny

Milhares protestam contra jornal Charlie Hebdo na Chechênia

Grozny


Centenas de milhares marcharam nas ruas da região da Chechênia, região do sul da Rússia de maioria muçulmana, para protestar contra o jornal satírico francês Charlie Hebdo, cuja nova edição exibe um desenho do profeta Maomé em sua capa.

Manifestantes em Grozny, capital da Chechênia, soltavam balões vermelhos no ar e empunhavam cartazes com os dizeres "Tirem suas mãos de nosso amado profeta" e "Nós amamos o profeta, não amamos Charlie".

Em seu perfil no Instagram, o líder checheno Ramzan Kadyrov escreveu que aqueles que defendem o jornal francês são seus "inimigos pessoais". Ele também prometeu levar ao menos 1 milhão de pessoas a protestar na capital. Nesta segunda-feira, Kadyrov subiu em um palco vestindo a camisa com a frase "Nós amamos o profeta Maomé".

Uma porta-voz da polícia afirmou à agência de notícias russa Interfax que o número de manifestantes estava próximo dos 800 mil.

A Rússia abriga uma grande e rebelde população muçulmana, e já reprimiu duramente movimentos separatistas chechenos em duas ocasiões nos anos 1990. Moscou ofereceu condolências à França após os ataques em Paris, mas alertou a todas as publicações dentro de seu território contra a reprodução das tiras satíricas do Charlie Hebdo em que aparece o profeta Maomé.

A Roskomnadzor, agência que supervisiona os meios de comunicação russos, pediu às empresas que escolhessem "outros métodos de expressar solidariedade com seus colegas russos ao invés de alimentar tensões sectárias na sociedade russa." Fonte: Associated Press.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso