Diário da Região

22/03/2011 - 16h08min

São Paulo

Mercadante: alerta contra desastres começa este ano

São Paulo

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou hoje que a primeira etapa do Sistema Nacional de Alerta a Prevenção contra desastres naturais vai entrar em operação até o próximo verão, que começa oficialmente no dia 21 de dezembro. Segundo ele, o trabalho que está sendo feito atualmente, com base em estudos geotécnicos já realizados, busca integrar a rede de satélites e radares, inclusive militares, e os institutos ligados ao clima.

"O modelo básico vai ser integrar tudo o que nós temos", afirmou Mercadante, após visitar a 9ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo. De acordo com o ministro, alguns Estados, como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Alagoas, estão comprando satélites que também integrarão a rede nacional para a prevenção de desastres. "Com essa integração, vamos dar um aumento de eficiência muito grande para poder implantar já a primeira fase do sistema nas cidades que têm levantamento de áreas de risco", disse.

Mercadante afirmou que técnicos do ministério têm se reunido com representantes dos Estados do Nordeste para discutir a temporada de chuvas de inverno e afirmou que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) vai dar atenção à região para tentar implementar o sistema o mais breve possível.

O ministro destacou ainda o trabalho das Defesas Civis, subordinadas ao Ministério de Integração Nacional, de orientar a população, criar um plano de contingência e implantar os sistemas de alarmes.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso