X
X

Diário da Região

23/02/2015 - 11h07min

Potiskum, Nigéria

Menina-bomba mata 5 em ataque a mercado no norte da Nigéria

Potiskum, Nigéria


Uma menina de menos de 10 anos carregada de explosivos cometeu um ataque suicida em um mercado movimentado na cidade de Pokum, no norte da Nigéria, no domingo. O ataque deixou quatro mortos e 46 pessoas feridas.

De acordo com uma vítima, Anazumi Saleh, a menina saiu de um táxi em frente a uma loja de telefone celular e detonou os explosivos no dia mais movimentado do mercado.

Nenhum grupo assumiu responsabilidade pelo ataque, mas pela forma como foi executado é bastante similar a ações do grupo extremista islâmico Boko Haram. O ato aumenta os temores de que o grupo esteja usando vítimas sequestradas como terroristas.

Um grupo que faz propaganda para o Boko Haram negou a declaração do Ministério da Defesa de que as tropas da Nigéria recuperaram Baga, cidade localizada no Lago Chade e na fronteira com o Camarões na qual os extremistas são acusados de matar centenas de pessoas em um ataque em janeiro.

Segundo o serviço de monitoramento SITE, em mensagem postada no Twitter na conta do grupo Al-Urwa Al-Wuthqa foi dito que "Baga ainda está sob o controle do Boko Haram e a declaração do governo de que tomou a cidade é mais uma mentira".

De acordo com as últimas informações, os Exércitos da Nigéria e do Chade estão retomando o controle de cidades e vilarejos em poder do Boko Haram, mesmo que o grupo continue a atacar cidades do norte do país. Um grande número de civis foi morto nesses ataques.

O governo da Nigéria espera que o Exército retome o controle de território suficiente para que ocorram as eleições presidenciais no dia 28 de março, o que o Boko Haram quer evitar.

Espera-se que as eleições sejam as mais disputadas da história da Nigéria, o país mais populoso da África. O Boko Haram declarou que vai fazer de tudo para atrapalhar o evento com ataques aos locais de votação, além de denunciar a democracia como um "conceito Ocidental corrupto." Fonte: Associated Press.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso