X
X

Diário da Região

11/02/2015 - 20h42min

Brasília

MEC deve mudar regras para concessão de financiamentos pelo Fies

Brasília


O governo deve anunciar nos próximos dias novas regras para a concessão de financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Ministério da Educação vai passar a exigir desempenho dos cursos superiores que quiserem participar do programa, além de avaliar se eles correspondem a expectativa de emprego e salário dos estudantes. Faculdades que reajustaram as mensalidades com índices superiores a inflação também podem ser retiradas do Fies.

O ministro da Educação, Cid Gomes, disse nesta quarta-feira que como o governo tem um custo com esses financiamentos, quer negociar esse nível de reajuste das faculdades. "Se alguém reajustar sua mensalidade acima da inflação, tem de ser justificado", disse. "Nós temos que acompanhar esse processo. Isso não pode correr solto. Estamos tratando de recursos públicos. Qual foi a inflação no Brasil nos últimos seis meses?", ponderou.

Para Cid, é preciso que os cursos ofereçam retorno aos estudantes em relação a expectativa de emprego e renda. "O futuro do Fies vai levar em conta a qualidade dos cursos. Estamos financiando a oportunidade do ensino superior a esses jovens, não dando dinheiro", afirmou. Segundo ele, o governo não quer "induzir os jovens a fazer cursos que não deem a eles expectativa salarial".

De acordo com o ministro, novos critérios serão criados para que o financiamento seja liberado para cursos de qualidade e cursos estratégicos para o País. "Estamos fundando um processo de negociação com ofertadores (de cursos), eles irão mandar qual é a sua capacidade", disse, ressaltando que também serão contemplados os "cursos que são estratégicos para o futuro do Brasil". O ministro listou física, química e matemática entre os cursos que seriam importantes estrategicamente para Brasil. Segundo Cid, o novo balizador não vai prejudicar as matrículas de quem já participa do Fies. "O ministério avalia os cursos. Nos de boa qualidade, os alunos que atendem os requisitos serão contemplados", disse.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso